As obras de revitalização da rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica) estão dentro do cronograma. Os serviços de implantação do cabeamento subterrâneo neste trecho estão adiantados e as equipes trabalham agora em outros serviços que compreendem o projeto. Todo trabalho tem sido feito com o entendimento da população, com reuniões periódicas com representantes da Associação Amigos da Via Gastronômica e comunidade.
O planejamento de uma rua importante como esta interfere no cotidiano da cidade, por isso a importância da colaboração dos moradores.
“Há necessidade de compreensão deles e dos comerciantes de que por um período de tempo não terão pavimento na frente de suas residências e estabelecimentos e alguns transtornos no trânsito, mas as melhorias precisam dessas obras de impacto e adequações”, explica o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
A rua está sendo feita sem cobrança de contribuição dos seus moradores. A única condição, de acordo com o secretário, é a adaptação das pessoas à nova realidade, pois a via ficará mais bonita e isso valorizará seus imóveis. Em um consenso com todos os moradores, o projeto original será mantido, embora não atenda solicitações pontuais de alguns proprietários, mas sim pensando na coletividade.
Já com relação ao estacionamento, cujas vagas foram diminuídas, houve a compreensão por parte dos moradores e comerciantes de que será um benefício à população como um todo.
Os pedestres terão prioridade, com mais espaço para o deslocamento por uma via totalmente revitalizada. “Os proprietários de restaurantes e estabelecimentos estão tentando resolver a questão da diminuição das vagas de estacionamento em seus terrenos particulares com este fim”, diz Raineski.
No trânsito ainda estão sendo feitas algumas adequações, mas a população está recebendo bem as mudanças e entendendo os novos paradigmas, de que o pedestre passa a ser mais importante. “Temos o cuidado de não obstruir o fluxo de veículos normal da cidade, por isso o acompanhamento da Diretoria de Trânsito (Diretran) e apoio e fiscalização da Secretaria de Infraestrutura”, ressalta.
Comentários