Via Gastronômica: Obras na Emiliano Ramos estão dentro do cronograma

As obras de revitalização da rua Emiliano Ramos (Via Gastronômica) estão dentro do cronograma. Os serviços de implantação do cabeamento subterrâneo neste trecho estão adiantados e as equipes trabalham agora em outros serviços que compreendem o projeto. Todo trabalho tem sido feito com o entendimento da população, com reuniões periódicas com representantes da Associação Amigos da Via Gastronômica e comunidade.
O planejamento de uma rua importante como esta interfere no cotidiano da cidade, por isso a importância da colaboração dos moradores. 
“Há necessidade de compreensão deles e dos comerciantes de que por um período de tempo não terão pavimento na frente de suas residências e estabelecimentos e alguns transtornos no trânsito, mas as melhorias precisam dessas obras de impacto e adequações”, explica o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
A rua está sendo feita sem cobrança de contribuição dos seus moradores. A única condição, de acordo com o secretário, é a adaptação das pessoas à nova realidade, pois a via ficará mais bonita e isso valorizará seus imóveis. Em um consenso com todos os moradores, o projeto original será mantido, embora não atenda solicitações pontuais de alguns proprietários, mas sim pensando na coletividade.
Já com relação ao estacionamento, cujas vagas foram diminuídas, houve a compreensão por parte dos moradores e comerciantes de que será um benefício à população como um todo. 
Os pedestres terão prioridade, com mais espaço para o deslocamento por uma via totalmente revitalizada. “Os proprietários de restaurantes e estabelecimentos estão tentando resolver a questão da diminuição das vagas de estacionamento em seus terrenos particulares com este fim”, diz Raineski.
No trânsito ainda estão sendo feitas algumas adequações, mas a população está recebendo bem as mudanças e entendendo os novos paradigmas, de que o pedestre passa a ser mais importante. “Temos o cuidado de não obstruir o fluxo de veículos normal da cidade, por isso o acompanhamento da Diretoria de Trânsito (Diretran) e apoio e fiscalização da Secretaria de Infraestrutura”, ressalta.

Comentários

Postagens mais visitadas