Lages integra campanha de combate à Aids

1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com os grupos Raízes, Esperança, Garra e a Associação de Apoio Social e Educacional à Família (Acasef), com a colaboração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da FarMais, desenvolvem campanha de conscientização e prevenção, na praça Vidal Ramos Sênior, anexa ao Terminal Urbano de Lages, das 9h30min às 17h.

Profissionais do Programa Municipal de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids (HIV) e Hepatites Virais (HV) repassam informações gerais e distribuem material informativo e preservativo às pessoas que transitam pela praça do Terminal. Serviços básicos de saúde, como medição da pressão arterial e glicemia (taxa de açúcar no sangue) fazem parte das ações desenvolvidas. 

A coordenadora do Programa DST/Aids/HV, Luciana Santos Lima, diz que neste dia 1º de dezembro a atenção geral volta-se para a luta contra a Aids. 
“Hoje, em Lages, o número de casos é significativo. Temos 1.035 pacientes cadastrados, sendo que destes apenas 50% aderiram ao tratamento, que é gratuito, custeado pelo Ministério da Saúde”, destaca. “Hoje o objetivo principal é alertar às pessoas para a importância da prevenção à Aids. O uso de preservativos e o não compartilhamento de seringas são essenciais nesta luta”, explica Luciana.
O atendimento à comunidade, através do Programa DST/Aids/HV, é feito na Secretaria de Saúde e em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, onde são realizados testes rápidos de HIV, Hepatite C (HCV), Hepatite B (HBSAG) e Sífilis. O atendimento central, na Secretaria de Saúde, é feito por seis profissionais: farmacêutica, técnicas de enfermagem, auxiliares administrativos e coordenadora. “A testagem rápida também é feita nas clínicas particulares e nos três hospitais de Lages”, informa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages