Alimentação Orgânica faz parte da vida

Falando em alimentação todos pensam que é o arroz feijão e etc, mas o que estamos falando é de alimentação de frutas e verduras orgânicas. O que? orgânica? Sim, a produção orgânica é fundamental para a vida e claro viver bem mais, alem de combater doenças

Alface Orgânico

Em Lages é difícil encontrar produtos orgânicos porque temos poucos produtores na cidade, aonde perdemos para a região como São José do Cerrito, Correia Pinto e Bocaina.

Pinhão Orgânico
Santa Catarina infelizmente passa batido em relação a produtos orgânicos, porque nós comercializamos e importamos para fora tudo que temos,  e o que se destaca é Paraná e Rio Grande do Sul.


Laranja e Bergamota Orgânica



Sabia que tem até vinho orgânico?
Na realidade, a designação de vinho orgânico não é totalmente correta, pois ele é obtido simplesmente de uvas cultivadas organicamente. A filosofia da produção de vinhos orgânicos:
         - proibe produtos fabricados industrialmente, tais como fertilizantes químicos e defensives químicos (pesticidas, inseticidas, herbicidas e fungicidas);
         - proibe o uso de organismos modificados geneticamente (OGM);           
         - permite uso moderado de enxôfre elementar contra o oídio;
         - permite uso moderado de calda bordalesa (sulfato de cobre, cal e água) contra o míldio.



Pois bem, o que é produtos orgânicos?

Produto orgânico é um alimento sadio, limpo, cultivado sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. 
Eles provêm de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida do solo intacta.

As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem, da adubação verde, o manejo orgânico do solo e da diversidade de culturas, que garantem a mais alta qualidade biológica dos alimentos. 
O produto orgânico é completamente diferente do produto da agricultura convencional, que emprega doses maciças de inseticidas, fungicidas, herbicidas e adubos químicos altamente solúveis. 

Esses agroquímicos fazem com que os alimentos tenham baixo valor nutricional e, em sua toxicidade pode estar a causa de muitas doenças, que afetam o homem, em proporção crescente. Além do mais, esses agroquímicos contaminam o ambiente, poluindo a água, o ar, a terra, a flora e a fauna. 
A Agricultura Orgânica é o modo verdadeiramente científico e respeitoso de produzir alimentos saudáveis e assegurar a integridade do meio ambiente.

Comentários

Anônimo disse…
Bela iniciativa, precisamos saber de alternativas saudáveis para nossa alimentação.
Anônimo disse…
Onde fica esta loja de orgânicos? É em Lages?

Postagens mais visitadas