Postagens

Mostrando postagens de maio 8, 2014

Grupo de teatro lageano estreia no Sesc com peça espírita

Imagem
Pela primeira vez em Lages um grupo teatral com foco voltado aos fenômenos do espiritismo sobe ao palco. Trata-se da Cia. de Teatro do Outro Mundo, que como o próprio nome sugere, traz à tona o tema com base na ficção e na dramaturgia.  A peça “Semeai e colhei”, escrita e produzida pelo jornalista e adepto da Doutrina, Edson Marcondes, estreia no Sesc nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, às 20h20min. A entrada é gratuita. Os atores Amanda Pereira, Leandro de Moraes, Marcela Balastrin e o próprio autor Edson Marcondes darão vida às personagens. A direção é de Bruno Fortkamp e o figurino é da consultora de moda Graziela Cantelli.  São jovens amantes da arte, mas a maioria sobe a um palco pela primeira vez. A peça conta com muitos colaboradores, todos voluntários, e é apoiada pela Fundação Cultural de Lages e o próprio Sesc. O tema da peça, escrita em 2009, é “obsessão”, muito estudada pela Doutrina Espírita. De acordo com Edson, o fenômeno decorre sempre de uma imper

Agentes do GAECO comparecem à sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Lages

Imagem
A Procuradoria-Geral do Município de Lages vem, por intermédio deste comunicado, esclarecer que, nesta quarta-feira (7), agentes do Gaeco compareceram à sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Lages, atendendo à solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), em um Procedimento Investigatório Criminal (PIC). Na oportunidade, todos os documentos e informações solicitados foram prontamente fornecidos ao Gaeco. Simultaneamente, o prefeito Elizeu Mattos foi informado dos fatos e determinou a imediata abertura de procedimento administrativo junto à Auditoria Municipal para apurar os fatos que originaram a abertura do PIC por parte do Ministério Público. A administração municipal de Lages reitera seu compromisso com a transparência e todas as medidas legais concernentes ao fato serão tomadas. Comprovado qualquer ato ilícito, o(s) responsável(s) será(ão) imediatamente afastado(s).

Passarela de pedestres na BR-282 próximo ao trevo de Índios é solicitada ao DNIT

Imagem
O pedido foi encaminhado ao supervisor da Superintendência Regional do DNIT em Lages, Ênio Jacobos Spieker, por meio do requerimento de autoria do vereador João Chagas, aprovado na sessão de terça-feira (6).   Chagas solicita que a passarela seja instalada próximo ao trevo da localidade de Índios, na BR-282. “A BR-282 está se tornando muito perigosa naquele trecho.  E nós precisamos da ajuda do DNIT porque a Prefeitura não pode fazer nada naquele trecho, tem que ser o DNIT, que é quem comanda. Esperamos que o DNIT atenda o pedido desse vereador, que é muito importante”.

Audiência na Câmara de Vereadores discutirá Plano de Desenvolvimento Rural

Imagem
Nesta quinta-feira (8), uma audiência pública vai debater o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural.  A reunião foi proposta pelo vereador Gerson no requerimento 036/14.   “Precisamos fomentar  e potencializar o interior do nosso município”, afirma. A sessão tem início às 19h, no Plenário da Câmara.  A população tem direito à palavra, mas precisa se inscrever para participar até o início da sessão. Ele explica que o Plano de Desenvolvimento Rural é preconizado pelo artigo 173 da Lei Orgânica do Município, e que Lages é o maior município em extensão territorial de Santa Catarina, mas apenas 1,6% da população reside no interior, o que representa  2.700 pessoas.   “A audiência será muito importante, para discutirmos possibilidades e formas de garantirmos maior permanência das pessoas no campo, com qualidade e sustentabilidade, fomentando e diversificando as pequenas propriedades, como a piscicultura, granjas de leite e hortifrutigranjeiros”, ressalta.

Cerest recebe denúncias e notifica casos de trabalho infantil

Imagem
“Os índices são altos na nossa região e bem expressivos principalmente nos locais de fruticultura, com ênfase na etapa da colheita.” Lilian Marian O serviço de assistência social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) vai além do atendimento ao trabalhador.  Suspeitas de trabalho infantil entram em pauta por meio de denúncias.  O problema, conforme a coordenação, é perceptível em alta escala na Serra, mas o número de denúncias corresponde a menos de 5% das ocorrências atendidas.  O Ministério Público do Trabalho é o órgão responsável para dar andamento aos casos. Constatada a procedência da queixa, o Cerest realiza o encaminhamento para que a empresa elimine a prática ou que contrate o adolescente, se este tiver pelo menos 14 anos, como menor aprendiz. Para ser registrado em carteira, ele deve estar associada a alguma escola ou instituição profissionalizante, por período específico, podendo conciliar estudos e trabalho, pois a carga horária será reduzida.

Caça apresenta reforço

Imagem
Com muitos títulos na bagagem, Jorge Alex integra o setor ofensivo da equipe lageana Carioca de 33 anos, Jorge Alex estava no Maringá Futsal (PR) e já atuou por grandes clubes, entre eles o Vasco, Botafogo, Umuarama, Krona, Florianópolis, além de passagens por Portugal e Rússia. Esta é a segunda vez do pivô numa equipe de Lages, na primeira ele defendeu as cores da extinta Madeireira Aparício. Com muitos títulos na bagagem, o atleta vem para reforçar o setor ofensivo da equipe lageana. Campeonato O Caça e Tiro/Honolulu/FME ocupa atualmente a oitava posição na tabela de classificação com oito pontos e depende só de si para garantir vaga na segunda fase do turno da Divisão Especial do Futsal Catarinense. Compromissos O Caça volta à quadra na próxima segunda (12) quando vai a Concórdia enfrentar o Concórdia e fecha sua participação na fase classificatória no dia 17, recebendo o Krona Futsal de Joinville.

Construção da nova torre do hospital Tereza Ramos segue em ritmo acelerado

Imagem
Nesta terça-feira, 7, o secretário de Desenvolvimento de Desenvolvimento Regional, Juarez Mattos, e o Gerente de Infraestrutura da SDR Lages, Aldo Antônio Silva, fizeram uma visita técnica ao canteiro de obras da nova torre do hospital Tereza Ramos.  Acompanhados pelo engenheiro responsável por executar o projeto, Gustavo Cantadori, eles conferiram o andamento dos trabalhos. A construção foi iniciada em agosto do ano passado. Segundo o engenheiro, hoje, 75% da superestrutura, que compreende as fundações, pilares, vigas de sustentação e lajes, está concluída. Atualmente, o consórcio CDG/Progredior está implantando a laje do quinto pavimento.  A projeção é que a superestrutura seja concluída daqui a três meses. Depois disso, as paredes serão erguidas. A obra deve ser finalizada no primeiro semestre de 2015. Ao lado da nova torre de oito pavimentos, a empresa está implantando o alicerce para a construção de um segundo prédio. A estrutura terá capacidade para sustentar cin