Passarela na Avenida Belisário Ramos em frente ao Fórun, é viável ou não?


O secretário do Planejamento, Jorge Raineski, foi convidado a participar da sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira (16) para discutir a necessidade ou não da implantação de uma passarela na avenida Belizário Ramos (Carahá), em frente ao Fórum Nereu Ramos. O assunto foi tema em várias sessões e sua viabilidade se tornou polêmica. Segundo Raineski, além da mobilidade dos pedestres, é preciso pensar na segurança dos transeuntes.
Questionado por vereadores, ele não se posicionou contra nem a favor da construção da passarela, mas propôs uma análise mais criteriosa a respeito e mostrou os benefícios e desvantagens. “A passarela, ou um ‘pontilhão’, seria providencial considerando que existe fluxo considerável de pessoas que frequentam o Fórum, mas temos de analisar o custo/benefício dessa construção, que pode se tornar perigosa se não bem planejada”, reflete.

Entre os aspectos negativos apontados por Raineski estão os riscos aos pedestres, pois naquele trecho há uma curva que impossibilita a visibilidade dos motoristas à longa distância. “Uma solução seria colocar sinalizadores no trânsito e lombadas eletrônicas para diminuir a velocidade dos veículos, mas isso iria descaracterizar a avenida como uma via rápida”, pondera.
 O que já foi sugeridoJorge Raineski afirma que já foi estudada a possibilidade de construção de uma travessia sobre toda a avenida, com uma grande passarela, que teria de ter ao menos 5,5 metros de altura. Para os pedestres seriam providenciadas rampas (ou elevadores, de acordo com as leis de acessibilidade), que atravessaria a avenida, nas duas pistas, sem qualquer contato com o trânsito. “As rampas seriam de pelo menos 64 metros de cada lado para atender à norma de inclinação de 8 por cento. Seria uma solução, mas o fluxo de pedestres teria de justificar um empreendimento desta natureza, que acarretaria em custos razoáveis”, finaliza.
 O que eu penso sobre este assunto, se for pra construir uma passarela para não haver acidentes com pedestres e ter mais segurança, que seja feita uma passarela mesmo, e não pontilhão, pois com uma passarela o pedestre terá mais segurança, e com certeza ela será bem aproveitada pelo povo.
Foto: Toninho Vieira

Comentários

Postagens mais visitadas