Moradores de Anita Garibaldi e Celso Ramos conheceram projeto da SC 390

O projeto preliminar de pavimentação da estrada de 24 km que interliga Anita Garibaldi e Celso Ramos foi apresentado ontem (27). O Governo do Estado realizou consultas públicas nos dois municípios para mostrar os detalhes aos moradores e ouvir sugestões antes da finalização do projeto geométrico, considerado bastante complexo. Os eventos foram coordenados pelo Departamento de Infraestrutura (Deinfra) e pelas Secretarias Regionais de Lages e Campos Novos.  


Hoje, o trecho da SC 390 tem cinco metros de largura. A planta prevê o alargamento para 9,5 metros, somando as pistas de rolamento e os acostamentos. A estrada terá cinco pontos com faixas adicionais (as tradicionais terceiras pistas), que somarão 5,2 km. Nesses pontos, a largura será de mais de 12m. Houve unanimidade quanto à qualidade do projeto.

Os proprietários de áreas de terra que margeiam a rodovia vêm se mostrando flexíveis nas conversas sobre as desapropriações. “Todos os seguimentos envolvidos no processo estão unidos para que a obra saia do papel. A pavimentação representará mais rapidez no escoamento da produção agrícola, e trará novas perspectivas para a economia”, disse o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, Gabriel Ribeiro.            

O projeto será finalizado nas próximas semanas. Depois disso, a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) fará a análise de impacto ambiental. Vencida essa etapa, o Governo lançará o edital de licitação para contratar a empresa que executará a obra. Por fim, os operários iniciarão a pavimentação da rodovia. O secretário da Infraestrutura, Vanderlei Agostini, acredita que esse processo será vencido até o final do ano. “Hoje estamos vencendo uma etapa importante, e daqui a algum tempo a estrada estará em obras”, disse ele.

O secretário regional de Campos Novos, Luís Antônio Zanchetti, lembrou que a pavimentação encurtará a distância entre Celso Ramos e os demais municípios da região dos Lagos. “Esse fator alavancará novas possibilidades em todos os setores”, disse ele. Os prefeitos de Anita Garibaldi, Ivonir Machado, e Celso Ramos, Inês Schons, respectivamente, falaram sobre as perspectivas de desenvolvimento que obra trará aos municípios. 

Comentários

Postagens mais visitadas