Instituições promovem seminário Saúde e Prevenção nas Escolas

A integração entre as secretarias é uma marca do governo Elizeu Mattos e Toni Duarte. Educação e Saúde trabalham juntas quando o assunto é prevenção e promoção à saúde

Mais de 200 estudantes das redes públicas de ensino municipal e estadual participaram do 1º Seminário Saúde e Prevenção nas Escolas, nesta sexta-feira (14), no salão de atos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O projeto é uma das ações do Programa Saúde na Escola, promovido pela Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família (Acasef), em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e a Gerência Regional de Educação (Gered).



Visando contribuir com a formação integral dos estudantes da rede pública de ensino, o que se quer é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens por meio de prevenção e atenção à saúde. De acordo com o presidente da Acasef, em Lages, Alex Amaral, o Estado ocupa o segundo lugar no Brasil em índices de Aids e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). “Acreditamos que para reverter este quadro é preciso começar com a prevenção na escola; é isso que fazemos hoje através da formação de agentes multiplicadores de saúde e prevenção”, explica.



Com palestras lúdicas, motivacionais e em forma de oficinas, os estudantes puderam interagir e entender de maneira clara a importância da prevenção. “É com base no conhecimento e no acesso a informação que passamos a estes jovens estudantes a oportunidade de melhoria na qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Marimilia Coelho.
Através do acesso às informações se espera a redução dos casos de infecção pelos vírus HIV/DST e os índices de evasão escolar causada pela gravidez precoce. “Este projeto vem reforçar todo o trabalho que já é feito dentro da grade curricular; o estudante quer renovação e tudo o que há de bom fora dos muros da instituição prende a sua atenção e traz resultados positivos”, diz a gerente regional de Educação, Fátima Ogliari.


Secretaria de Saúde presente no evento


A integração entre as secretarias é uma marca do governo Elizeu Mattos e Toni Duarte. Educação e Saúde trabalham juntas quando o assunto é prevenção e promoção à saúde. Os programas Saúde do Homem, da Mulher, do Idoso, da Criança e Adolescente, além do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites fazem parte da ação e todos os estudantes e professores receberam material contendo informativos sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, importância de manter a saúde em dia e cuidados básicos que evitam uma série de doenças. “Transmitir informação, falando a linguagem destes estudantes: esta é uma boa maneira de promover e garantir saúde melhor aos lageanos, e este é o objetivo deste seminário”, declara o coordenador do Programa Saúde do Homem, Raphael Cascaes.




Comentários

Postagens mais visitadas