Instituições promovem seminário Saúde e Prevenção nas Escolas

A integração entre as secretarias é uma marca do governo Elizeu Mattos e Toni Duarte. Educação e Saúde trabalham juntas quando o assunto é prevenção e promoção à saúde

Mais de 200 estudantes das redes públicas de ensino municipal e estadual participaram do 1º Seminário Saúde e Prevenção nas Escolas, nesta sexta-feira (14), no salão de atos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). O projeto é uma das ações do Programa Saúde na Escola, promovido pela Associação Catarinense de Apoio Social e Educacional à Família (Acasef), em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e de Educação e a Gerência Regional de Educação (Gered).



Visando contribuir com a formação integral dos estudantes da rede pública de ensino, o que se quer é a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva de adolescentes e jovens por meio de prevenção e atenção à saúde. De acordo com o presidente da Acasef, em Lages, Alex Amaral, o Estado ocupa o segundo lugar no Brasil em índices de Aids e DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). “Acreditamos que para reverter este quadro é preciso começar com a prevenção na escola; é isso que fazemos hoje através da formação de agentes multiplicadores de saúde e prevenção”, explica.



Com palestras lúdicas, motivacionais e em forma de oficinas, os estudantes puderam interagir e entender de maneira clara a importância da prevenção. “É com base no conhecimento e no acesso a informação que passamos a estes jovens estudantes a oportunidade de melhoria na qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Marimilia Coelho.
Através do acesso às informações se espera a redução dos casos de infecção pelos vírus HIV/DST e os índices de evasão escolar causada pela gravidez precoce. “Este projeto vem reforçar todo o trabalho que já é feito dentro da grade curricular; o estudante quer renovação e tudo o que há de bom fora dos muros da instituição prende a sua atenção e traz resultados positivos”, diz a gerente regional de Educação, Fátima Ogliari.


Secretaria de Saúde presente no evento


A integração entre as secretarias é uma marca do governo Elizeu Mattos e Toni Duarte. Educação e Saúde trabalham juntas quando o assunto é prevenção e promoção à saúde. Os programas Saúde do Homem, da Mulher, do Idoso, da Criança e Adolescente, além do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites fazem parte da ação e todos os estudantes e professores receberam material contendo informativos sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, importância de manter a saúde em dia e cuidados básicos que evitam uma série de doenças. “Transmitir informação, falando a linguagem destes estudantes: esta é uma boa maneira de promover e garantir saúde melhor aos lageanos, e este é o objetivo deste seminário”, declara o coordenador do Programa Saúde do Homem, Raphael Cascaes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages