Governo investirá R$ 5,9 milhões em rede elétrica subterrânea de Lages

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), via compensação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), viabilizará a implantação da rede de energia subterrânea em Lages. O governador Raimundo Colombo e o diretor da empresa público-privada, José Carlos Oneda, assinaram o contrato nesta quinta-feira, 5, na SDR. Agora, a Celesc já pode tramitar o processo, homologando a empreiteira que venceu a licitação.    

Serão investidos R$ 5,9 milhões em sete ruas e três praças que concentram um grande número de lojas, restaurantes e supermercados. “O projeto dará um novo visual ao centro comercial da cidade, tornando-o mais atrativo, e isso trará impactos positivos à economia”, disse o governador.

O cronograma prevê a extinção da fiação aérea nas praças Vidal Ramos, João Ribeiro e Túlio Fiúza de Carvalho, e nas ruas Correia Pinto, Emiliano Ramos, Quintino Bocaiúva, Frei Rogério, Marechal Deodoro, Presidente Nereu Ramos e Coronel Córdova. O sistema será substituído pela rede subterrânea. Serão utilizados 25 mil metros de dutos de polietileno de alta densidade, 11 mil metros de cabos de alumínio, e dois mil quilos de cobre. As lâmpadas de iluminação ficarão em postes metálicos.

O diretor financeiro da Celesc, José Carlos Oneda, ressalta que o processo burocrático pendente será superado nos próximos dias, e os trabalhos começarão em agosto, com prazo de um ano para a conclusão. “Lages agradece essa parceria, que representará melhorias significativas na infraestrutura”, disse o prefeito Elizeu Mattos. A obra deve iniciar pela Rua Correia Pinto.

A Celesc, a empresa responsável, a Secretaria de Desenvolvimento Regional, a prefeitura e as demais frentes envolvidas no processo estabelecerão um diálogo constante para reduzir ao máximo os transtornos à população. “Trata-se de uma grande obra, que modernizará a cidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.  

Comentários

Postagens mais visitadas