Em Otacílio Costa, obras de restauração da SC 114 avançam

As primeiras etapas da restauração do trecho de 22 quilômetros da SC 114 que liga Otacílio Costa a BR 470 foi concluída nesta semana. Durante dois meses, a empresa responsável pela obra recompôs o asfalto nos pontos críticos e nivelou os trechos ondulados. Nos próximos dias, uma nova camada de microrevestimento será posta em toda a extensão.

Mas apesar de o cronograma não estar totalmente concluído, os impactos da obra já são notados. A fábrica da Sudati/MDF fica as margens da rodovia, e é responsável pelo trânsito diário de 200 caminhões carregados de madeira. Metade deles trafega no trecho que está em obras, trazendo matéria prima ou levando as chapas de MDF para o Vale do Itajaí.

A melhoria nas condições do tráfego foi comentada pelo diretor industrial da unidade, Carlos Buest, durante a visita do secretário regional Gabriel Ribeiro a fábrica, na manhã de sexta-feira, 13. “Os motoristas estão falando que a estrada está bem mais segura, e obviamente teremos menos gastos com manutenção”, disse ele.

A obra faz parte do Pacto Por Santa Catarina. O Governo do Estado está investindo R$ 2,1 milhões no trecho. Os recursos são provenientes do financiamento feito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BNDES).

Os 35 quilômetros que ligam Otacílio Costa a BR 282 também serão reformados. O projeto geométrico que servirá como base para os trabalhos está em fase de execução, e ficará pronto ainda neste semestre. Além da recuperação do asfalto, haverá mudanças no traçado, como a retirada de algumas curvas e a inclusão de faixas adicionais em alguns pontos.

 Sudati
A unidade de Otacílio Costa produz chapas de MDF para abastecer as fábricas de móveis instaladas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Inaugurada no final de 2008, a fábrica gera 320 empregos diretos. 

Após conhecer o sistema de produção, o secretário Gabriel Ribeiro voltou a falar sobre o processo de industrialização vivido pela Serra. “O número de empresas vem aumentando, e quem se qualifica encontra espaço no mercado”, ressaltou.

Comentários

Anônimo disse…
Ótimo que o trecho da 282 até Otacílio Costa será reformado, estive la duas semanas atrás, está horrível, a gente anda devagar para não quebrar o carro e os caminhões ultrapassam a gente a toda velocidade, um caminhão foi me ultrapassar e saltou uma pedra que deveria ser o asfalto, no capô do meu carro e no vidro, saiu ate a tinta, fiquei triste e com raiva, pois meu carro é novo, tem apenas 7 meses de uso e ja está com uma marca horrível pela incompetência dessa gente responsável que só faz melhoras quando ja está no ponto crítico sem voltas!

Postagens mais visitadas