Estaqueamento da nova torre do hospital Tereza Ramos será concluído nas próximas semanas

Orçada em R$ 44,9 milhões, a nova torre do hospital Tereza Ramos ajudará a sanar o problema da falta de leitos na região. A estrutura terá 92 novas unidades de internação, e 30 leitos de UTI. Os serviços de urgência e emergência também serão oferecidos. A obra faz parte do Pacto Por Santa Catarina, um programa criado pelo Governo para acelerar o desenvolvimento do Estado.

Nesta terça-feira, 24, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, e o gerente de Infraestrutura da SDR, Aldo Antônio Silva, fizeram uma visita técnica às obras, acompanhados pelos engenheiros que estão executando o projeto.

A atualmente, o consórcio de empresas responsável pela construção (Progredior / CDG) está implantando o sistema de hélices contínuas. Conhecido como estaqueamento, o processo consiste em três etapas. Primeiro, uma sonda rotatória de oito metros de altura e 90 centímetros de diâmetro perfura o solo, atingindo, inclusive, uma rocha que fica seis metros abaixo do nível do terreno. Posteriormente, o concreto é injetado na perfuração. Por fim, as estruturas de são colocadas.

O projeto prevê um total de 281 hélices contínuas. Cem delas estão prontas. A etapa deve ser concluída em outubro. Depois virá a colocação dos pilares que darão sustentação ao edifício. Esse estágio envolverá mais de 200 pessoas, entre engenheiros, fiscais, operários e equipe de apoio. “A obra dará uma nova dinâmica a Saúde, melhorando a prestação dos serviços a milhares de catarinenses”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, referindo-se ao raio de 66 municípios e (800 mil habitantes) atendido pelo hospital.  

A previsão é que a obra seja finalizada em 2015, mas a SDR e a direção do hospital já estão tramitando o processo de compra de móveis de e equipamentos médicos. O levantamento está sendo feito com base na planta do hospital.   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages