Estaqueamento da nova torre do hospital Tereza Ramos será concluído nas próximas semanas

Orçada em R$ 44,9 milhões, a nova torre do hospital Tereza Ramos ajudará a sanar o problema da falta de leitos na região. A estrutura terá 92 novas unidades de internação, e 30 leitos de UTI. Os serviços de urgência e emergência também serão oferecidos. A obra faz parte do Pacto Por Santa Catarina, um programa criado pelo Governo para acelerar o desenvolvimento do Estado.

Nesta terça-feira, 24, o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, e o gerente de Infraestrutura da SDR, Aldo Antônio Silva, fizeram uma visita técnica às obras, acompanhados pelos engenheiros que estão executando o projeto.

A atualmente, o consórcio de empresas responsável pela construção (Progredior / CDG) está implantando o sistema de hélices contínuas. Conhecido como estaqueamento, o processo consiste em três etapas. Primeiro, uma sonda rotatória de oito metros de altura e 90 centímetros de diâmetro perfura o solo, atingindo, inclusive, uma rocha que fica seis metros abaixo do nível do terreno. Posteriormente, o concreto é injetado na perfuração. Por fim, as estruturas de são colocadas.

O projeto prevê um total de 281 hélices contínuas. Cem delas estão prontas. A etapa deve ser concluída em outubro. Depois virá a colocação dos pilares que darão sustentação ao edifício. Esse estágio envolverá mais de 200 pessoas, entre engenheiros, fiscais, operários e equipe de apoio. “A obra dará uma nova dinâmica a Saúde, melhorando a prestação dos serviços a milhares de catarinenses”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, referindo-se ao raio de 66 municípios e (800 mil habitantes) atendido pelo hospital.  

A previsão é que a obra seja finalizada em 2015, mas a SDR e a direção do hospital já estão tramitando o processo de compra de móveis de e equipamentos médicos. O levantamento está sendo feito com base na planta do hospital.   

Comentários

Postagens mais visitadas