Amures reforça pedido ao governador pelo curso de medicina

O presidente da Amures prefeito de Campo Belo do Sul, Edilson José de Souza entregou ao governador Raimundo Colombo ofício assinado pelos 18 prefeitos da Serra Catarinense pela implantação do Curso de Medicina, no campus da Udesc de Lages. A solicitação de atenção especial teve como justificativa uma série de fundamentações. E o governador disse ser uma ótima ideia e que fará o que puder para ajudar.


Dentre as justificativas dos prefeitos, está o fato do único curso de graduação de Medicina disponível na região ser vinculado à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e o valor da mensalidade ser R$ 3.057,41, não sendo acessível à grande maioria acadêmica. A carência de médicos na região e o Programa Mais Médicos que prevê a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil, também foram considerados pelos prefeitos ao governador.
Os prefeitos argumentam ainda, que o campus da Udesc/Lages já possui infraestrutura básica de laboratórios que podem ser utilizadas na formação acadêmica de futuros profissionais médicos. Que Lages é um polo universitário com mais de 12 mil estudantes de graduação, pós-graduação e especializações e que há uma grande mobilização social pelo curso de medicina.
O que explicou o governador é que, o Estado repassa R$ 23 milhões por mês para a Udesce e aguarda um parecer técnico sobre a viabilidade de condições do novo curso. Raimundo Colombo chegou a comentar ser “um sonho” o curso. Mas foi taxativo ao afirmar que, o repasse do percentual constitucional à Udesc não será alterado.

“A Udesc tem de fazer gestão com os recursos que são repassados. Todo mês cresce, porque a arrecadação cresce. Não sei se falta gestão, mas creio que faltam prioridades. O curso de Medicina é uma delas e como a Udesc não tem nenhum curso de medicina no Estado, somos favoráveis a esta proposta”, comentou o governador.

Assessoria de Imprensa - Amures - Com informações Oneris Lopes 

Comentários

Postagens mais visitadas