Estudante de Jornalismo da Uniplac é referência em Jornal Italiano.

 A lageana Natielle Machado Santos foi citada pela repórter Lucia Capuzzi, do jornal católico Avvenire, de Milão. A estudante aparece na edição de 17 de julho, onde fala sobre o esforço da comunidade Nossa Senhora Aparecida para construir uma igreja no bairro Gralha Azul.
Em 1997, uma grande enchente, atingiu vários bairros de Lages, e deixou cerca de 4 mil pessoas desabrigadas. Os atingidos foram deslocados para um espaço entre o bairro Petrópolis, Beatriz e São Pedro. Daí surgiu o loteamento Gralha Azul, que foi acolhido pela paróquia Sagrada Família. Formou-se então a comunidade Nossa Senhora Aparecida em 1999. Natielle conta que por muito tempo a comunidade lutou por seus direitos e necessidades básicas como água, eletricidade, estradas e escolas.


Conforme o bairro foi se desenvolvendo os sonhos foram crescendo. E um deles era de ter uma igreja.  No inicio as celebrações eram feitas nas casas dos moradores. O padre Roberto Moreira celebrou a primeira missa da comunidade em frente a uma mercearia, porque não existia um templo. 
A casa paroquial da Sagrada Família foi desmanchada e doou a madeira para o loteamento Gralha Azul. Com este material foi construído um Salão Comunitário, que abrigava catequese, missas, festas e reuniões da comunidade, desmanchado em janeiro de 2012.
Natielle Machado Santos
Porém, neste meio tempo em 2006, Karin Grazziotin, professora de inglês, veio até a comunidade, convidada por um padre. Ela teve a idéia de fazer brechós de roupas e utensílios para arrecadar o dinheiro para a construção da capela. A comunidade conta com um conselho formado por moradores, que aprovou a iniciativa da professora. 
Então, mutirões formados por centenas de voluntários da comunidade e bairros vizinhos, liderados pelo morador Armando, começaram a realizar a construção da  igreja.
Em 29 de julho de 2012 a capela foi inaugurada. O padre Roberto Moreira pediu que Natielle contasse a história da luta pelo sonho para toda a comunidade na festa de inauguração. Do discurso, ela destaca um provérbio africano. “Gente simples fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes, conseguem mudanças extraordinárias.”
A história teve destaque no espaço destinado à cobertura da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu milhões de peregrinos de todo o mundo. 

Foto/fonte.: http://gossip.libero.it/ - IMPRENSA UNIPLAC

Comentários

Postagens mais visitadas