Obras do Colégio Rosa estão 60% concluídas

A restauração do o prédio que leva o nome do ex-governador Vidal Ramos e é carinhosamente chamado de Colégio Rosa pelos lageanos segue em ritmo acelerado. De acordo com os engenheiros da empresa que está executando a obra, mais de 60% do cronograma já foi concluído.


O Governo do Estado está investindo R$ 5,9 milhões para transformar o antigo educandário em um centro cultural que agregará atividades ligadas à arte, turismo, ensino e lazer. A estrutura será administrada pelo Sesc. “Trata-se de uma bela página da nossa história, por sua arquitetura, e por ser um dos berços da Educação catarinense”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, que visitou as obras no começo da tarde desta segunda-feira, 28.


A pintura já começou a ser feita. Quem passa em frente ao prédio não percebe, devido aos andaimes instalados em boa parte da estrutura, mas as paredes externas já estão ganhando a primeira camada de rosa choque. A parte interna, por sua vez, também está recebendo tinta branca.


Praticamente todas as portas e janelas já foram restauradas, assim como o forro do segundo piso. Várias peças tipográficas foram refeitas a partir de fôrmas com desenhos idênticos aos fixados no prédio na época na construção. Elas irão substituir as peças danificadas.


A casa de máquinas e a cisterna projetada para o aproveitamento da água da chuva nos banheiros sanitários estão quase prontas. A estrutura do elevador já foi implantada. O espaço anexo está sendo reformado e ampliado para abrigar um auditório e um bistrô com comidas típicas.


Mais de 30 operários estão engajados na obra. “É motivo de orgulho fazer parte da equipe que está restaurando esse patrimônio tão importante para Santa Catarina”, diz o mestre de obras José Santos de Souza.



O prédio foi construído no início do século passado para ser um dos primeiros grupos estudantis de Santa Catarina. Entre 1912 e 2011, uma escola funcionou no local. Os alunos ganharam um novo espaço, mas a edificação centenária será devolvida à população em um formato cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas