Outubro Rosa: todos unidos pela prevenção. Em média, 300 mulheres passaram pela tenda durante o sábado, na praça João Costa

As ações da equipe do programa Saúde da Mulher, para movimentar a campanha Outubro Rosa, ganharam reforço no fim de semana: no sábado (19), com a grande ação no calçadão da praça João Costa, e no domingo (20), quando o Inter de Lages goleou o Maga, time de Indaial, por 13x0, no estádio municipal Vidal Ramos Júnior. Durante a ação na praça, integrantes da Secretaria de Saúde, junto às colaboradoras da clínica Le Santé e membros do projeto “Alô, Elô”, disponibilizaram uma gama de informações referentes ao combate ao câncer de mama.

A equipe realizou ainda aferição de pressão arterial e falou sobre o autoexame. Em média, 300 mulheres passaram pela tenda Outubro Rosa durante o sábado. “A prevenção é a melhor forma para garantir a saúde das mulheres; uma vez o câncer diagnosticado precocemente, as chances de cura são bastante elevadas. Essa a intenção da campanha Outubro Rosa”, diz a coordenadora do Saúde da Mulher, Renata Ribeiro.

Tânia Canani foi uma das mulheres abordadas durante a ação na praça. “É de extrema importância que a mulher se cuide e busque atendimento; os casos de pessoas acometidas pela doença vêm aumentando no município e aí fica o alerta: a prevenção é a melhor forma de garantir a saúde e o Outubro Rosa vem ao encontro à necessidade de informação”, descreve.
Adesão geral
 No domingo, o Inter de Lages vestiu a camisa da campanha. O time entrou em campo com uniforme cor de rosa. “A adesão tem sido geral, e durante o jogo a informação chegou aos mais de mil torcedores presentes no estádio”, diz Renata. No intervalo, agentes do programa Saúde da Mulher e da campanha Outubro Rosa deram a volta olímpica junto ao Leão Baio, mascote da equipe, segurando a faixa para lembrar, mais uma vez, a importância da campanha e da prevenção.
Na manhã desta segunda-feira (21), membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Lages palestraram sobre os direitos das pessoas acometidas por neoplasias malignas, no auditório da Secretaria de Saúde. A programação do Outubro Rosa continua nesta quarta-feira (23) e a campanha chega ao interior do município, com palestra sobre prevenção ao câncer de mama, ministrada pelo mastologista Fernando Vequi Martins, no salão da igreja do distrito de Índios.

Comentários

Postagens mais visitadas