Rompimento de rede: Abastecimento de água é restabelecido em parte da região afetada
O cano que se rompeu está localizado no final da rua Coronel Córdova, já no ponto de confluência com a avenida Belizário Ramos
O abastecimento de água de parte do Centro e da região do Copacabana e Santa Helena que havia sido interrompido a partir da manhã de sábado (26), devido ao rompimento de um cano da linha central de distribuição, só foi restabelecido por volta do meio-dia deste domingo (27). Segundo o secretário interino da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), o chefe de Gabinete do prefeito Elizeu Mattos, José Wolnei Constante, o problema poderia ter sido resolvido já no sábado, porém a forte chuva ocorrida naquela noite obrigou a paralização dos serviços. “Já estava quase pronta a substituição do cano de ferro de 400 milímetros de diâmetro quando, mas veio a chuva e alagou completamente o local da canalização. Nem mesmo com duas dragas foi possível fazer o esgotamento de água que se acumulava”, justifica Wolnei.
Os serviços foram retomados às 5h da madrugada deste domingo, pela empresa Viaplan, terceirizada da Prefeitura de Lages, e por volta do meio-dia o abastecimento de água começou a ser restabelecido. O cano que se rompeu está localizado no final da rua Coronel Córdova, já no ponto de confluência com a avenida Belizário Ramos (Carahá) e, devido a isso, o trânsito de veículos naquela via teve de fluir em meia-pista.
De acordo com o que disse o secretário interino da Semasa, embora o cano avariado tenha sido trocado por um novo e a água tenha voltado a jorrar nas torneiras, o abastecimento só será normalizado a partir da madrugada de segunda-feira (28), devido a questões técnicas de ajustamento da rede. O rompimento do cano, que passa por baixo de uma galeria pluvial, no final da Coronel Córdova, já ocorreu várias vezes nos últimos anos. “Trata-se de uma rede de água com cerca de 30 anos de uso e a equipe técnica da Semasa precisa agora se debruçar sobre este problema, em busca de uma alternativa”, disse Wolnei.
Comentários