Pular para o conteúdo principal

PCH João Borges é inaugurada em Campo Belo do Sul

O governador em exercício, Joares Ponticelli, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, participaram, nesta segunda-feira, 11, da inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) João Borges, em Campo Belo do Sul. A PCH, que recebeu investimentos de cerca de R$ 172 milhões, tem capacidade instalada de 19 megawatts (MW) – o suficiente para atender o consumo de aproximadamente 150 mil habitantes.

A ordem de serviço para a implantação da PCH foi assinada em junho de 2010. Antes, disso a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) atuou para garantir a recolocação das famílias atingidas, bem como a sobrevivência do ecossistema.  Os pareceres técnicos emitidos na época declararam a obra sustentável. “O governo do Estado, através da Fatma, procurou acelerar o processo de licenciamento ambiental, inclusive queremos entrar em um processo de revisão de toda legislação para desburocratizar e permitir que novos investimentos possam acontecer”, destacou Ponticelli.
Em operação plena desde julho deste ano, a unidade aproveita o potencial hidrelétrico do rio Caveiras, entre os municípios de São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Lages, na região Serrana. A estrutura foi construída em uma barragem com 22 metros e possui três unidades geradoras, assegurando a produção de 10,12 MW de energia.

“É um investimento significativo do governo federal que acaba movimentando e aquecendo a economia de toda região gerando oportunidade de emprego e renda. Outro fator importante é o de ajudar no atendimento a crescente demanda por energia elétrica no Estado”, explicou o governador em exercício.
A construção da PCH é um resultado do Acordo de Cooperação Brasil-Alemanha no Setor de Energia, firmado em 2008 com a Eletrosul. As obras foram financiadas pelo banco de fomento KfW com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA DO PREFEITO ANTÔNIO CERON

  ANTONIO CERON ,  por meio de sua defesa vem apresentar  NOTA à Imprensa  para prestar os seguintes esclarecimentos quanto à Denúncia que foi movida pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina . Cabe registrar ,  desde logo ,  que o senhor Antônio Ceron, Prefeito do  distinto  Município de Lages, conta com quase 4 décadas de vida pública, tendo exercido  4 mandatos parlamentares (deputado estadual), ocupado cargos no Executivo Estadual e 2 vezes alçado por voto popular à chefia do Executivo Municipal de Lages. Em todo esse período nunca respondeu ação penal alguma, nunca teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado.  Em outras palavras,  sua postura e atuação pública sempre foi conduzida de modo transparente e ilibado . É de extrema relevância apontar que os contratos objetos das investigações judiciai s continuam vigentes (com o aval do próprio MPSC), foram e continuam sendo auditados pelos órgãos de fiscalização ( Câmara Municipal de Lages,  TCE/SC e MPSC),

Ato de covardia tira a vida do DJ Eder Goulart, proprietário da Zafira Lounge

Éder era um grande exemplo de empresário, infelizmente um grupo de covardes tirou a vida dele de forma brutal. Era sexta-feira, 7 de setembro, quando o servidor público Eder Antônio dos Anjos Goulart – homônimo do cantor nativista lageano – foi espancado de forma brutal após um desentendimento na frente da casa noturna Zafira Lounge, estabelecimento do qual ele seria sócio. TRAUMATISMO E UTI A partir do espancamento a vítima foi internada em estado grave na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Sucederam-se alguns procedimentos enquanto familiares e amigos realizavam correntes de oração pela recuperação de Eder Goulart. Uma semana depois, nesta sexta-feira, às 6h30min, ele não resistiu as consequências do traumatismo sofrido e acabou morrendo. Formado em Direito, ele também era servidor do setor de obras da Prefeitura de Lages. Pegamos do perfil do DJ Ederr Goulart (era assim que ele assinava na atividade pela qual era apaixonado) esse registro acima

PROGRAMAÇÃO DO RECANTO DO PINHÃO

  No dia 1º de junho, quinta-feira, a partir das 19h30, no calçadão da Praça João Costa acontecerá a abertura oficial da 33ª Festa Nacional do Pinhão. A atração musical da noite será com o grupo Os 4 Gaudérios.  Veja a programação do Recanto do Pinhão Aracy Paim 2023: Dia 1º, quinta-feira:  18h – Douglas Moraes 19h – Abertura Oficial Festa Nacional do Pinhão e Recanto do Pinhão 19h30 – OS 4 GAUDÉRIOS   Dia 2, sexta-feira: 11h – Guilherme Garcia 15h – Coral Vozes da Liberdade 16h – Alcione e Léo 17h – Boteco do Laurindo  Show 18h – Marina Gomes 19h30 – Léo Moraes e Grupo Gaúcho   Dia 3, sábado: 10h – Jornal do Almoço – NSC TV 14h – Grupo Querência Militar 15h – Grupo Embalo Fandangueiro 16h – Edson Augusto 17h – Grupo Baitaço 18h – Banda Anjos de Plantão 19h30 – Grupo Modaço   Dia 4, domingo:        11h – Boteco Resenha 14h – Willian Oliver 15h – Rogério Blum 16h – Musical Raízes Sertaneja 17h – Luis Bastos 18h – Leandro Marx 19h30 – Grupo Tchê Loko   Dia 5, segunda-feira: 16h – Matheus