Chineses visitam terreno das futuras instalações da Sinotruk, na BR-282

“A Sinotruk vai dar um norte diferente para a economia da região. Vamos entrar no setor de grandes fábricas do automobilismo. Esperamos que no primeiro semestre seja iniciada a terraplanagem e para isso tem grande esforço de todos.” Elizeu Mattos

A parceria entre o governo do Estado e a Prefeitura de Lages para a vinda da fabricante chinesa de caminhões Sinotruk está consolidada. Neste sábado (14), o diretor comercial da Sinotruk para a América do Sul, Wuhai, e o diretor-presidente da Sinotruk Brasil, Jian Hua Zhang, visitaram o terreno onde será instalada a fábrica, localizado na BR-282, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Índios.

 A visita foi acompanhada pelo prefeito Elizeu Mattos, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Luís Carlos Pinheiro Filho, o presidente da SC-Parcerias (SCPar), Paulo Cesar da Costa (Costinha) e o diretor técnico Jurandi Agostini.

Esta foi a primeira vez que o diretor comercial e o presidente da empresa no Brasil visitaram in loco o terreno. Com cerca de 1,6 milhão de metros quadrados, foi adquirido pela prefeitura com recursos do governo do Estado, através de convênio entre a SCPar e o Município de Lages, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões. Eles consideraram o local bonito e agradaram-se com as questões logísticas favoráveis, como a posição geográfica de Lages, que facilita a rota de transporte, a linha ferroviária eficiente e a presença de grandes transportadoras.

Sinotruk está registrada na Jucesc
Nesta semana a empresa foi registrada na Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), com representação em Lages. Costinha acredita que no primeiro semestre de 2014 a obra inicie, sendo que as operações estão planejadas para 2015.

 “O projeto com a planta deve ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para ser aprovado e homologado no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), que é fundamental e dará o grande incentivo fiscal à empresa, para logo depois ser iniciada a obra”, afirma.

 Produção de oito mil caminhões por ano
O cronograma de obras, instalação, número de funcionários e capacidade de produção serão anunciados nos primeiros meses do ano que vem, após o projeto definitivo estar concluído. A estimativa dos diretores é de que cerca de oito mil caminhões por ano sejam produzidos na fábrica em Lages.

Além da doação do terreno, a administração municipal se propõe a executar a infraestrutura e se coloca à disposição através dos seus órgãos competentes para todos os processos que a empresa necessite, em parceria com o governo do Estado, como benefícios e incentivos fiscais.

 “A Sinotruk vai dar um norte diferente para a economia da região, pois vamos entrar no setor de grandes fábricas do automobilismo. A empresa é uma das maiores no mundo neste setor. Esperamos que no primeiro semestre seja iniciada a terraplanagem do terreno e para isso tem um grande esforço de todos”, diz o prefeito Elizeu Mattos.
Um novo viés econômico para a Serra
Para o secretário Luís Carlos Pinheiro Filho, a vinda da fábrica de caminhões representará um novo viés econômico, não só para o município, mas para toda a região serrana. “Nós estamos fazendo toda a parte que cabe ao município, no sentido de incentivar e motivar a empresa para que se instale em Lages. Este terreno está disponível para a Sinotruk e todas as empresas agregadas em um complexo industrial que gerará muitos empregos e impostos. Estamos confiantes de que logo o projeto final seja apresentado para que rapidamente possam ser iniciadas as obras do complexo”, comenta.








Fotos - Sandro Scheuermann

Comentários

Anônimo disse…
torcemos que esse anuncio se concretize e que ninguem tire proveito disso na politica a exemplo do eluseu matos quando deu como certa a vinda da ZF e ate hoje

Postagens mais visitadas