Fiscalização eletrônica entra em fase de testes em Lages

Progressivamente, deverão ser implantados em 31 pontos do perímetro urbano, conforme estudo de engenharia de trânsito

Encontra-se em trâmite, na Prefeitura de Lages, o processo licitatório para “locação e implantação do sistema fotoeletrônico do trânsito”, que compreende a instalação de quatro diferentes tipos de equipamentos: lombadas eletrônicas (fixas com display); equipamento de fiscalização múltipla; radar estático; e OCR fixo/estático (OCR é a sigla para “Optical Character Recognition”, que, traduzindo, significa “Reconhecimento Óptico de Caracteres”. O OCR faz a leitura das placas dos veículos e transmite as informações, por dispositivo infravermelho, diretamente para um notebook).

Inicialmente, como forma de comprovar o funcionamento e operacionalidade destes equipamentos especificada no contrato licitatório, vencida pela empresa Fotossensores, serão instalados um OCR fixo/estático, na avenida Dom Pedro II, próximo à igreja do Navio, e um equipamento de fiscalização múltipla no cruzamento das avenidas Presidente Vargas com a Belizário Ramos (imediações da Luciano Motos).

Só depois disso, atendendo-se todas as especificações exigidas de forma legal e contratual, é que os demais equipamentos deverão ser progressivamente instalados em 31 pontos do perímetro urbano, conforme estudo de engenharia de trânsito. Em determinados pontos, como em avenidas de grande movimento, serão instaladas até quatro lombadas eletrônicas.
De acordo com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina, a implantação do sistema eletrônico de fiscalização de trânsito está sendo feito conforme análise técnica, abrangendo os locais de maiores riscos de acidentes, haja vista que Lages possui um número superior a 91 mil veículos automotores. 
Projeto básico
Segundo consta no Projeto Básico, parte integrante do edital do Pregão Presencial nº 84/2013, promovido pela Prefeitura de Lages, “os equipamentos objetivam promover a fiscalização e educação dos condutores, principalmente em locais de intenso fluxo no perímetro urbano, a fim de coibir infrações de trânsito, tais como: velocidade superior à máxima permitida; avanço de sinal vermelho; parada sobre faixas de pedestres na troca de sinal luminoso”.
Além disso, os equipamentos “integrarão um sistema de monitoramento de imagens e de controle e gerenciamento de informações de trânsito, que visam apoiar os agentes de trânsito no aporte aos veículos que transitam nas vias do município, em situação irregular, como por exemplo: IPVA atrasado; veículo furtado ou clonado, entre outros. Esta interação tecnológica visa à melhoria das condições de tráfego e mobilidade urbana”.

Comentários

Postagens mais visitadas