Banco do Emprego: Mais de dez mil pessoas encaminhadas para entrevistas de trabalho em 2013


O atendimento não cessou durante as férias coletivas, funcionou em forma de plantão, com alto fluxo de movimento
No ano passado, 10.070 candidatos foram encaminhados pelo Banco do Emprego através de entrevistas, realizadas tanto nos espaços cedidos gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda quanto diretamente nas empresas que utilizam os serviços de Recursos Humanos (RH) da subdivisão da Prefeitura de Lages. A estatística, fruto de um levantamento recente da secretaria, aponta que, entre janeiro e dezembro de 2013, 3.052 pessoas foram admitidas em diversos tipos de vagas: com carteira assinada, temporário, menor aprendiz, vaga especial para portadores de necessidades especiais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Carlos Pinheiro Filho, reitera que os atendimentos diários dizem respeito à recepção de cidadãos que buscam informações sobre vagas de trabalho disponíveis, esclarecimentos de dúvidas, preenchimento e recebimento de currículos, com grande procura por oportunidades de primeiro emprego, bem como adolescentes menores de 18 anos em busca de chances como menores aprendizes e de pessoas que desejam o retorno ao mercado de trabalho.
O atendimento não cessou durante as férias coletivas, funcionou em forma de plantão, com alto fluxo de movimento. Para isso, colaboradores do Banco do Emprego promovem visitas às empresas instaladas em Lages, a fim de firmar parceria, também gratuitamente, para que recebam os candidatos com intenção de recrutamentos, segundo Pinheiro.
Capacitação sobre empregabilidade
Em 2014, novamente o Banco do Emprego apoiará a realização da capacitação sobre empregabilidade promovido pelo curso de psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), ofertada de graça a interessados de todas as idades, já que a qualificação profissional aparece como uma das principais preocupações da secretaria.
A gerente do Banco do Emprego, e de Tecnologia e Inovação, Silvana Aparecida Borges, reforça que na secretaria os cidadãos recebem folderes e informam-se sobre cursos, como os Serviços Nacionais de Aprendizagem Comercial (Senac) e Industrial (Senai), Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva e Centro de Referência em Assistência Social (Cras), com cinco unidades distribuídas nos bairros Popular, Centenário, Penha, Tributo, Santa Mônica, e uma extensão no Bela Vista.
Banco do Emprego fez a diferença quanto aos números positivos
Um dos pontos de destaque referente à atuação do Banco do Emprego consiste nas seleções da empresa Flex Contact Center, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no decorrer de 2013. Os 800 currículos encaminhados à empresa resultaram em 530 pessoas contratadas. O hipermercado Big, em atuação em Lages desde outubro de 2013, recebeu a contribuição direta da Prefeitura de Lages, com 210 admissões.
Em dezembro de 2013, a secretaria realizou o Mutirão do Emprego, na praça Vidal Ramos Sênior, no Terminal Urbano, quando foram oferecidas mais de 450 vagas. Foram encaminhadas 600 pessoas para pré-seleções, feitas na própria praça do Terminal, com público superior a 1.500 pessoas em circulação no evento. Nesse processo seletivo, as empresas apontaram 80% de aproveitamento dos entrevistados.

Comentários

Postagens mais visitadas