Moisés Savian é o novo secretário de Agricultura e Pesca


Dar continuidade aos projetos que levam melhor qualidade de vida ao homem do campo, bem como o desenvolvimento da aquicultura no município, são atribuições já repassadas pelo prefeito
O prefeito Elizeu Mattos anunciou, na manhã desta terça-feira (21), o engenheiro agrônomo e mestre em geografia Moisés Savian para assumir a Secretaria de Agricultura e Pesca. Savian ocupa o lugar do ex-secretário João Pereira que, por motivos profissionais, deixou a pasta no fim do ano passado. “Seguindo a premissa das pessoas certas nos lugares certos, Savian é a pessoa capacitada para a Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages”, destaca Elizeu. Dar continuidade aos projetos que levam melhor qualidade de vida ao homem do campo, bem como o desenvolvimento da aquicultura no município, são atribuições já repassadas pelo prefeito.
Capacitação profissional
O novo secretário é engenheiro agrônomo formado pelo Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em geografia– desenvolvimento regional pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lecionou as disciplinas de Realidade Brasileira; Comunicação e Extensão Rural; Sociologia Rural; Administração e Planejamento Agropecuário; e Comercialização Agrícola, no CAV, entre 2008 e 2011. Durante esse período foi membro do núcleo coordenador do projeto Consolidando a Segurança Alimentar do Planalto Serrano, e professor colaborador do projeto Kayuvá, que visa à valorização do pinhão na Agricultura Familiar.
Gerente no Ministério do Meio Ambiente
Nos últimos três anos, Savian ocupa o cargo de Gerente de Políticas Agroambientais, no Ministério do Meio Ambiente, e desenvolve a atividade de gestor de convênios do governo federal. Agora pedirá sua exoneração para se dedicar a administração municipal. No Ministério, coordenou projetos como o Eixo de Fomento às Atividades Produtivas Sustentáveis do Plano de Desenvolvimento da Amazônia Legal; de Articulação com as organizações rurais para a implementação do Novo Código Florestal e do Cadastro Ambiental Rural; e do projeto de Cooperação Internacional com a FAO Chile, focado no fortalecimento das políticas agroambientais na América Latina e Caribe.
Foi ainda representante do Ministério em comissões e conselhos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO).
Desafio e voto de confiança
Savian, que é membro do Partido dos Trabalhadores (PT), afirma que assumir a secretaria é um grande desafio. “Vou trazer toda a bagagem de experiência que adquiri em Brasília para focar no desenvolvimento rural de Lages. Será um grande desafio, mas tenho o voto de confiança do prefeito Elizeu Mattos. Sinto-me preparado e muito empolgado para trabalhar”, garante. Durante essa semana, o novo secretário continua em Brasília, encaminhando sua exoneração, e a partir de segunda-feira (27) assume, em definitivo, a Secretaria de Agricultura e Pesca de Lages.

Comentários

Postagens mais visitadas