Obras de cabeamento subterrâneo iniciam na segunda-feira 13

Para esse dia está prevista a marcação dos pontos e bancos de dutos em toda a extensão da rua Marechal Deodoro, a partir da rótula com a Marechal Floriano até o calçadão Túlio Fiúza de Carvalho
A primeira etapa das obras de cabeamento subterrâneo, que compreenderá toda a região central da cidade, iniciam segunda-feira (13) pela rua Marechal Deodoro. Obedecendo ao cronograma estabelecido pelo prefeito Elizeu Mattos, a equipe coordenadora das obras definiu, na tarde desta quarta-feira (8), os primeiros procedimentos a serem tomados.
Segundo o prefeito em exercício Toni Duarte, as obras acontecerão de maneira organizada. “O prefeito Elizeu deixou claro que os trabalhos deveriam ser iniciados logo no primeiro mês do ano, de forma a causar o menor transtorno possível aos cidadãos. É muito importante que as obras fluam de acordo com o cronograma para que, de maneira rápida e eficaz, o lageano possa usufruir das melhorias”, destaca.

Na segunda-feira está prevista a marcação dos pontos e bancos de dutos em toda a extensão da rua Marechal Deodoro, a partir da rótula com a Marechal Floriano até o calçadão Túlio Fiúza de Carvalho. As obras estão orçadas em mais de R$ 7 milhões.
Compreensão da comunidade
Os trabalhos estão previstos para começar às 7h e para isso o estacionamento da via será interrompido e liberado pouco a pouco. “Vamos trabalhar através do sistema de ponto-controle, visando à simultaneidade de um projeto e outro, com uma única intervenção. Esta será uma obra única para o Centro e precisamos da parceria e compreensão de toda a comunidade, principalmente os que serão diretamente atingidos com o impacto dos trabalhos”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
Ao todo, oito vias, incluindo as praças Túlio Fiúza de Carvalho e João Costa receberão o cabeamento subterrâneo, o que resultará em muitos benefícios. “Lages está em franco desenvolvimento e, ao modernizar todo o sistema de cabos, pondo fim à poluição visual que o emaranhado de fios ocasiona, será valorizada a arquitetura histórica do município, bem como das fachadas do comércio, tornando o Centro um local mais limpo e agradável”, destaca Raineski.
Como ficará o trânsito
Na terça-feira (14) iniciam os trabalhos de escavações da via. Para a realização deste serviço, o trânsito será parcialmente interrompido. “Neste dia vamos escolher o lado da rua para trabalhar e efetivamente dar início às obras de escavação e colocação dos bancos de dutos, objetivando a fluidez do tráfego de veículos, primeiro de um lado da via e em seguida, após o recapeamento do asfalto, do outro”, explica o engenheiro responsável pelas obras, Ricardo Sandri,da Quantun Engenharia.
A primeira etapa está prevista para ser concluída em até dois meses;após esse período, o canteiro muda para a rua Correia Pinto e Via Gastronômica. As obras de cabeamento subterrâneo fazem parte do processo de revitalização do Centro de Lages e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)de Lages, Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL) e participação de todos os órgãos da administração municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas