Lombadas eletrônicas já têm prazo para entrarem em operação


Avenida Santa Catarina é a primeira via a receber a lombada eletrônica

Os trabalhos de instalação foram iniciados no período da tarde com o corte das linhas e o traçado das ilhas de energia elétrica
Na manhã desta terça-feira (25), o chefe da Diretran, Diego Oliveira, esteve na avenida Santa Catarina com o engenheiro da empresa Fotosensores, Rodrigo Stange, para reconhecimento do local de instalação da primeira de uma série de lombadas eletrônicas do novo sistema de fiscalização do trânsito urbano de Lages. Os trabalhos foram iniciados no período da tarde com o corte das linhas e o traçado das ilhas de energia elétrica. O trânsito teve de fluir em meia-pista nesse período.
Segundo o responsável técnico pelas instalações, Rodrigo Stange, até o dia 16 de março deverão estar funcionando as duas primeiras, sendo uma na Santa Catarina, no ponto central do trecho entre o Conte e a rótula do Triângulo, e na avenida Dom Pedro II, próximo da Igreja do Navio e Academia Winner.  E no cruzamento das avenidas Belizário Ramos (Carahá) e Presidente Vargas deverão também estar funcionando, até o dia 16 de março, o sistema de câmeras (furões).
Ao todo, na primeira fase, 16 faixas de trânsito passam a ter a cobertura (monitoramento) de equipamentos eletrônicos. “Inicialmente são feitos os lastros detectores, implantação dos postes e as ilhas de energia. Trabalharemos com duas equipes: uma com cinco pessoas para instalação e montagem dos equipamentos e outra formada por dois técnicos que se encarregarão da ativação das lombadas e dos furões”, explica Rodrigo.
Radares móveis e OCR
A partir do dia 17 de março, segundo informação do chefe da Diretran, os novos equipamentos estarão em pleno funcionamento, ou seja, registrando todas as infrações de trânsito. Também entrarão em operação os radares móveis e o OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres, em português), que permite o cruzamento de dados (informações) de um veículo a partir dos caracteres da placa (números e letras). Com essa leitura, em poucos segundos os agentes de trânsito são informados sobre IPVA vencido, registros de furto e roubo, clonagem de placas, dentre outras irregularidades.
Diego Oliveira diz que estes dois últimos aparelhos serão utilizados, por exemplo, na avenida Santa Catarina, no trecho do acesso Sul, onde recentemente ocorreu um grave acidente causado por “racha” de motos e carros. As primeiras instalações e utilização de equipamentos priorizam os locais que apresentam maior movimento de trânsito.

Campanha educativa
Anúncios em emissoras de rádio e mensagens-alerta em outdoors farão parte da campanha educativa que será desencadeada uma semana antes da entrada em funcionamento das lombadas eletrônicas, furões e radares. A Diretran distribuirá dez mil folders informando a população sobre a fiscalização. “O trânsito urbano é uma questão de segurança pública e todos devem contribuir para que haja paz em nossas vias urbanas, com motoristas e pedestres conscientes”, destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina.

Comentários

Postagens mais visitadas