Meio Ambiente e Defesa Civil inicia a distribuição de telhas nos bairros


“Ainda bem que pudemos contar com a ajuda da prefeitura para amenizar a situação.” Maria Zuleide.
A Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Defesa Civil de Lages entregou telhas aos moradores atingidos pelo temporal que ocorreu sábado (8). A ação foi realizada na tarde desta sexta-feira (14). No total foram distribuídas 7.500 telhas de amianto. Um relatório preliminar apontou que cerca de 250 casas ficaram destelhadas em dez bairros devido aos ventos e à chuva de granizo, atingindo diretamente mais de mil pessoas. A região mais afetada foi no Novo Milênio, Santa Catarina, Araucária e Várzea.
A ação foi possível graças ao decreto de situação de emergência assinado pelo prefeito Elizeu Mattos, facilitando os trâmites de captação de recurso através da Defesa Civil do Estado. “É muito importante esta integração entre o município e o Estado. 

O decreto, assinado de forma imediata, dispensou o processo de licitação para compra do material que pôde ser entregue rapidamente às famílias atingidas”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.
Medida emergencial

No dia em que ocorreu o temporal a prefeitura deflagrou uma operação emergencial de forma paliativa até que a compra das telhas fosse efetivada. Cerca de três mil metros de lona foram doados às famílias para que cobrissem suas casas. Cestas básicas e colchões serão entregues na semana que vem aos moradores cadastrados que apresentam maior grau de necessidade.
A moradora do Novo Milênio, Zenaide Castro, conta que as goteiras tomaram conta do telhado. O prejuízo foi contabilizado ainda com a perda de eletrodomésticos. “A ajuda chegou em boa hora. Não teríamos condições de comprar as telhas”, afirma. Para Maria Zuleide o susto também foi grande. “Estava sozinha em casa com as crianças e todo mundo ficou com medo. Graças a Deus não aconteceu nada pior. Ainda bem que pudemos contar com a ajuda da prefeitura para amenizar a situação”, comenta.

Comentários

Postagens mais visitadas