Abrigos de ônibus: Primeiro da série é implantado na Presidente Vargas


A Alphaville ficará responsável por captar, junto ao empresariado, recursos financeiros que subsidiem a implantação dos 150 unidades nesta primeira etapa. 
A Alphaville Mídia finalizou a instalação, nesta quinta-feira (20), na avenida Presidente Vargas, do primeiro abrigo coletivo de embarque em ônibus, depois de firmada a parceria público-privada entre a empresa e a Prefeitura de Lages. O local é em frente às Secretarias de Infraestrutura e de Turismo. É um modelo inovador, moderno e tecnológico que prima pela proteção a partir de materiais mais resistentes e pela sustentabilidade, diante da produção da iluminação proveniente da captação de energia renovável, a solar.

A Alphaville ficará responsável por captar, junto ao empresariado, recursos financeiros que subsidiem a implantação dos 150 abrigos que estão previstos nesta primeira etapa. A prefeitura fará a concessão para publicidade, via contrato, por 30 meses. Cada unidade custa R$ 15 mil. Os pontos serão protegidos lateralmente e com cobertura térmica feita com chapas de policarbonato alveolar, com seis milímetros cada, para defesa da luz solar e de intempéries da natureza, como chuvas, ventos, granizo e frios intensos. As unidades são compostas por alumínio em suas partes laterais e vidros temperados no teto.

Tamanho da estrutura 
Cada unidade possui quatro metros de comprimento, basicamente; dois metros de altura e 2,5 se contada a parte da cobertura; 1,5 metro de largura (profundidade), se contado com o teto; dois bancos com 1,25 metro de cada lado com indicação de uso para idosos, gestantes e mães com crianças de colo. A área central estará reservada para cadeirantes. 
E, numa proposta de sustentabilidade e economia, serão iluminados a partir de um método inovador de aproveitamento da luz do sol que irá gerar energia para manter a lâmpada de LED que os compõe, com capacidade de 30 watts, equivalente a potência de 150 watts de uma lâmpada normal.
Uma placa fotovoltaica de 66 centímetros por 63 centímetros alimentará uma bateria que estará instalada em um poste próximo ao abrigo, compondo uma caixa de equipamentos necessários ao processo. Fotovoltaico significa criação de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente num material, após a sua exposição à luz. O instrumento transforma luz do dia em energia elétrica. A cada quatro horas de exposição e captando a luz solar, à noite corresponde a oito horas de iluminação noturna.

Comentários

Anônimo disse…
agora fico baum, ninguém merece aquelas patente.

Postagens mais visitadas