Adote uma Praça: Projeto é encaminhado à Câmara de Vereadores

O adotante, ao colaborar com a paisagem, será beneficiado com o direito de divulgar sua logomarca por meio de placas, de forma institucional, obedecendo diretrizes
Profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; de Planejamento; de Meio Ambiente e Serviços Públicos, e da Procuradoria-Geral do Município se reuniram nesta terça-feira (11) para avançar na discussão sobre a implantação do projeto “Adote uma Praça”, anteriormente chamado “Amigos da Rua”. O Projeto de Lei (PL), elaborado pelo Poder Executivo, sofreu alterações e foi encaminhado à Câmara de Vereadores na semana passada – aguarda inclusão na pauta do Legislativo para tornar-se lei.
O Adote uma Praça convidará empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços, associações de moradores, sindicatos patronais e laborais, condomínios residenciais, órgãos públicos e organizações não governamentais (ONGs) para que se engajem na causa do embelezamento das 73 praças públicas lageanas, recuperando e mantendo as áreas verdes de praças, jardins públicos, canteiros e afins.
A ideia é que a população aproveite de melhor forma, em suas horas de lazer, as belezas e condições destes espaços públicos, o que reflete o compromisso social da instituição com a cidade onde está instalada, incluindo a associação da marca à atitude de preservação ambiental, retribuindo o consumo feito por seus clientes ou o uso de seus serviços, e colaborando para que a administração municipal contenha gastos. “Todos nos sentiremos mais à vontade e mais satisfeitos em estar nestes locais”, observa o diretor de Trabalho e Renda, Álvaro Mondadori.

O que o adotante ganha
O adotante, ao colaborar com a paisagem, será beneficiado com o direito de divulgar sua logomarca por meio de placas, de forma institucional, obedecendo às diretrizes determinadas pelo Planejamento. O projeto de revitalização deverá ser formulado pelo adotante, com suporte da prefeitura em caso de dúvidas e padronizações. O custeio das melhorias será do adotante.
Entre os assuntos pautados no encontro estavam colocação de luminárias, lixeiras, calçadas, placas, bancos, vegetação a ser cultivada, arborização, acessibilidade, sustentabilidade, modelagem dos terrenos, cercamento das áreas, percepção do entorno, edificações e faixas de piso tátil. Utilização de madeira nos bancos das praças, como forma de representação e identidade local devido à abundância desta matéria-prima na Serra, cuidados na escolha das espécies de árvores plantadas e a permeabilidade de materiais a serem utilizados em calçadas, assim como o modelo paver, também estavam em discussão.
Uma das preocupações é com a harmonia das peças, que se busque uma linguagem e que possa ser próxima da identidade cultural de Lages. “Tem de haver uma lógica, sem agressões visuais”, comenta o executivo da Secretaria de Planejamento, Rafael Carneiro, ao lembrar que todas as atividades da praça dependem da circulação das pessoas e do que acontece na cidade. O Adote uma Praça será apresentado à Associação Empresarial de Lages (Acil) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages