Adote uma Praça: Projeto é encaminhado à Câmara de Vereadores

O adotante, ao colaborar com a paisagem, será beneficiado com o direito de divulgar sua logomarca por meio de placas, de forma institucional, obedecendo diretrizes
Profissionais das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; de Planejamento; de Meio Ambiente e Serviços Públicos, e da Procuradoria-Geral do Município se reuniram nesta terça-feira (11) para avançar na discussão sobre a implantação do projeto “Adote uma Praça”, anteriormente chamado “Amigos da Rua”. O Projeto de Lei (PL), elaborado pelo Poder Executivo, sofreu alterações e foi encaminhado à Câmara de Vereadores na semana passada – aguarda inclusão na pauta do Legislativo para tornar-se lei.
O Adote uma Praça convidará empresas industriais, comerciais e prestadoras de serviços, associações de moradores, sindicatos patronais e laborais, condomínios residenciais, órgãos públicos e organizações não governamentais (ONGs) para que se engajem na causa do embelezamento das 73 praças públicas lageanas, recuperando e mantendo as áreas verdes de praças, jardins públicos, canteiros e afins.
A ideia é que a população aproveite de melhor forma, em suas horas de lazer, as belezas e condições destes espaços públicos, o que reflete o compromisso social da instituição com a cidade onde está instalada, incluindo a associação da marca à atitude de preservação ambiental, retribuindo o consumo feito por seus clientes ou o uso de seus serviços, e colaborando para que a administração municipal contenha gastos. “Todos nos sentiremos mais à vontade e mais satisfeitos em estar nestes locais”, observa o diretor de Trabalho e Renda, Álvaro Mondadori.

O que o adotante ganha
O adotante, ao colaborar com a paisagem, será beneficiado com o direito de divulgar sua logomarca por meio de placas, de forma institucional, obedecendo às diretrizes determinadas pelo Planejamento. O projeto de revitalização deverá ser formulado pelo adotante, com suporte da prefeitura em caso de dúvidas e padronizações. O custeio das melhorias será do adotante.
Entre os assuntos pautados no encontro estavam colocação de luminárias, lixeiras, calçadas, placas, bancos, vegetação a ser cultivada, arborização, acessibilidade, sustentabilidade, modelagem dos terrenos, cercamento das áreas, percepção do entorno, edificações e faixas de piso tátil. Utilização de madeira nos bancos das praças, como forma de representação e identidade local devido à abundância desta matéria-prima na Serra, cuidados na escolha das espécies de árvores plantadas e a permeabilidade de materiais a serem utilizados em calçadas, assim como o modelo paver, também estavam em discussão.
Uma das preocupações é com a harmonia das peças, que se busque uma linguagem e que possa ser próxima da identidade cultural de Lages. “Tem de haver uma lógica, sem agressões visuais”, comenta o executivo da Secretaria de Planejamento, Rafael Carneiro, ao lembrar que todas as atividades da praça dependem da circulação das pessoas e do que acontece na cidade. O Adote uma Praça será apresentado à Associação Empresarial de Lages (Acil) e à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Comentários

Postagens mais visitadas