Bloco do Pé é Campeão do Carnaval 2014 em Lages


A administração municipal distribuiu R$ 1 mil em prêmios e troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares e participação como forma de incentivo, já que o foco do desfile era a brincadeira do carnaval e não a competição


A noite desta sexta-feira (28) foi de folia na avenida Presidente Vargas para cerca de sete mil pessoas. Seis blocos festejaram, mas o Pé foi o vencedor do Carnaval de Blocos 2014, evento apoiado pela Fundação Cultural de Lages (FCL). 


Com a segunda e terceira colocação ficaram os blocos do Boneco e Beiçudos. A FCL distribuiu R$ 1 mil em prêmios e troféus de primeiro, segundo e terceiro lugares e participação como forma de incentivo, já que o foco do desfile era a brincadeira do carnaval e não a competição.


Os 150 foliões do Bloco do Pé, divididos em cinco alas, entraram na pista com o enredo “Sereno”, composto por Sullen Moraes e Giraia. Para o carnavalesco Wilson de Oliveira, o treinamento de um mês valeu a pena.


 “Foi tudo muito maravilhoso”, diz. Nas apresentações dos blocos teve carro alegórico, musas, rei momo e as rainhas mirins. Ana Maria dos Santos, do Unidos da Várzea, levou a pequena Sofia Camila dos Santos de apenas um 15 anos para desfilar. “Ela nasceu e cresceu em meio ao carnaval e hoje sambou direitinho”, conta.


Desde 2006 não havia carnaval de rua em Lages. Moradores dos bairros Habitação e Várzea, principalmente, não deixaram a chama apagar. “A vontade de fazer era tanta que nós também acreditamos e foi possível”, diz o vice-prefeito Toni Duarte em relação ao suporte dado pela administração municipal. Ele reforça que o município vai apoiar sempre as iniciativas vindas da comunidade. 


O superintendente da FCL, Mauricio Neves de Jesus, concorda e lembra que os blocos se organizaram e fundaram uma associação própria de carnaval de rua e que com isso é possível acessar recursos públicos. “Esse é o primeiro passo para a retomada do carnaval em Lages”, entende.













Prevenção contra DSTs

A Diretoria de Vigilância em Saúde, através do Programa DST/Aids e Hepatites Virais também participou do desfile, com  cerca de 150 pessoas, entre elas colaboradores da Vigilância em Saúde, Atenção Básica e programas da Secretaria de Saúde, além de integrantes de organizações não governamentais (ONGs) ligadas ao tema.
Eles distribuíram kits-festa com preservativos e material informativo. Isso para conscientizar quanto ao sexo seguro.  O Carnaval de Blocos 2014 foi possível graças à parceria da Polícia Militar, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos e Diretoria de Trânsito.   
___________________________________________
FOTÓGRAFOS: MARCIO ÁVILA, ZÉ RABELO E NILTON WOLFF

Comentários

Postagens mais visitadas