Colégio Industrial será homenageado na Câmara de Lages


No próximo dia, 16 de março o Colégio Estadual de Educação Básica de Lages, o popular Colégio Industrial completa 50 anos de fundação e será homenageada pela Câmara de Vereadores através de sessão solene proposta pelo vereador Pastor Mendes/PROS.

A sessão acontece na noite de quinta – feira, 13 a partir das 19:30hs, no Plenário Nereu Ramos onde será entregue diploma pela passagem desta data.

Ao falar sobre a homenagem o vereador Pastor Mendes explica que pela historia do Colégio Industrial não se poderia deixar de homenagear em nome do povo de Lages esta instituição educacional: “São 50 anos de muito trabalho em favor da educação de nossa cidade, região, estado e porque não dizer do país...sim, até do país!!! Pelos bancos escolares do grande Colégio Industrial passaram várias pessoas que hoje são de  renome e estão mudando a história do nosso Brasil na política e no meio empresarial”,  enfatiza Pastor Mendes.

Conheça um pouco desta história

A Escola de Educação Básica de Lages está situada na Avenida Dom Pedro II, 2555, Bairro vila Nova, Lages - SC. A Escola Foi criada pelo Decreto Lei nº 853/63 da Secretaria de Educação,  e deu início de suas atividades pedagógicas no dia 16 de março de 1964, com denominação Ginásio Industrial Vidal Ramos Júnior, em pleno período ditatorial. Comandada por militares, a educação era marcada pela introdução do tecnicismo que visava à profissionalização.

Lages vivia um período próspero, o ciclo da madeira e expansão industrial. No início o colégio só atendia alunos do sexo masculino. Por volta da década de 70, passou a receber também aludas, segundo depoimentos de ex-alunos. Há quem diga que a arquitetura do Colégio foi idealizada pelo Arquiteto Oscar Nyemaier, embora existam documentos  que comprovem isso.


Foi ampliado por outro engenheiro local para atender as demandas daquele período em expansão. Possui em sua estrutura três mosaicos realizados por Martinho de Haro, um verdadeiro patrimônio histórico. Durante décadas, foi modificando sua práxis pedagógica de acordo com a realidade da região, novos cursos, novas grades curriculares. Com  a redemocratização do país, a política  educacional teve um grande impacto na área educacional histórico-cultural tendo a conscientização de que a educação era um novo caminho. E com o neoliberalismo e início da globalização a educação tem como desafio desenvolver novas habilidades e competências de aprender a aprender, ou seja, responsabilidade e comprometimento no ato de planejar, de gerir, de ensinar e de aprender. Saberes a serviço da autonomia e diversidade.

Comentários

Postagens mais visitadas