Colheita e venda de pinhão são proibidas até dia 01 de abril


A Polícia Militar Ambiental de Lages informa que a colheita, o transporte, a comercialização e consumo do pinhão só estarão permitidos a partir do dia 01 de abril, mesmo período do ano passado. 
 O objetivo é garantir a reprodução da araucária, árvore ameaçada de extinção, que ocorre durante o primeiro semestre do ano. Além disso, a escassez de frutas nativas e outras fontes de alimento oriundas das florestas torna o pinhão, um recurso essencial para a fauna.
A coleta, o transporte, o depósito, a compra e a venda desta semente antes da data permitida, caracterizam em infração administrativa e multa mínima de R$ 500,00.
De acordo com o Capitão Rambusch, da Polícia Ambiental, a polícia vem trabalhando durante o ano todo, a questão da conscientização para tentar evitar que a prática desta infração aconteça.
“A fiscalização deve ocorrer, mas o que precisamos é que as pessoas se conscientizem que isto é uma afronta ao meio ambiente, especialmente com relação a uma vegetação ameaçada e característica da Serra catarinense. Esta conscientização tem sido uma tarefa bem difícil. Mas já notamos que gradualmente a comunidade vem respeitando as normas de proteção da Araucária, incluindo a sua semente, o pinhão”, explicou. 

Comentários

Postagens mais visitadas