Fotosensores conclui primeira etapa de instalação de equipamentos


As câmeras fixas registram várias irregularidades: excesso de velocidade; atravessar o semáforo após o sinal amarelo; parar sobre a faixa de pedestres. Atravessar o sinal verde acima da velocidade permitida na via pública também incidirá em multa
A Fotosensores concluiu na tarde desta sexta-feira (7) a instalação física de duas lombadas eletrônicas nas avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina. E estão em fase de conclusão os trabalhos de implantação de um conjunto de câmeras (furões) no cruzamento das avenidas Belizário Ramos e Presidente Vargas, feitos pela mesma equipe técnica da empresa vencedora da licitação para operar o sistema de monitoramento eletrônico do trânsito na cidade.
Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura de Lages, Diego Oliveira, depois de completamente instalado, o conjunto de equipamentos passará pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para entrar em funcionamento. “Mas estarão operando no dia 17 de março. Teremos uma semana de divulgação através de emissora de rádio, jornal e outdoors. Haverá tempo para que as pessoas entrem no ritmo”, ressalta.
A partir do dia 17 será multado quem for flagrado nas lombadas eletrônicas pelos furões e radares, bem como pelo OCR (sigla em inglês para “Optical Character Recognition”, ou, Reconhecimento Óptico de Caracteres) – leitor ótico dos caracteres das placas, através do qual é possível se detectar (em poucos segundos) casos de IPVA vencido, registros de furto, roubo ou clonagem de registros (numerações) de veículos.

As câmeras fixas registram várias irregularidades: excesso de velocidade; atravessar o semáforo após o sinal amarelo; parar sobre a faixa de pedestres. Atravessar o sinal verde acima da velocidade permitida na via pública também incidirá em multa. “Todo o cuidado é necessário, seja para os condutores de veículos como para os pedestres. Atenção, disciplina e respeito às normas de trânsito são as alternativas para que evitemos acidentes – e multas”, observa o secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina.
Nova etapa de instalação
Diego Oliveira diz ainda que após o dia 17 de março, uma vez os primeiros equipamentos instalados já estejam em pleno funcionamento, será iniciada nova etapa de trabalho com lombadas eletrônicas e furões. “Até o fim deste ano deverão estar funcionando 52 lombadas eletrônicas, em ruas e avenidas, e mais 69 furões. O contrato de prestação de serviços feito pela prefeitura com a Fotosensores (empresa cearense) será por um período de quatro anos (instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos de monitoramento e fiscalização do trânsito)”, informa Diego.

Comentários

Postagens mais visitadas