Fotosensores conclui primeira etapa de instalação de equipamentos


As câmeras fixas registram várias irregularidades: excesso de velocidade; atravessar o semáforo após o sinal amarelo; parar sobre a faixa de pedestres. Atravessar o sinal verde acima da velocidade permitida na via pública também incidirá em multa
A Fotosensores concluiu na tarde desta sexta-feira (7) a instalação física de duas lombadas eletrônicas nas avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina. E estão em fase de conclusão os trabalhos de implantação de um conjunto de câmeras (furões) no cruzamento das avenidas Belizário Ramos e Presidente Vargas, feitos pela mesma equipe técnica da empresa vencedora da licitação para operar o sistema de monitoramento eletrônico do trânsito na cidade.
Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura de Lages, Diego Oliveira, depois de completamente instalado, o conjunto de equipamentos passará pela aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para entrar em funcionamento. “Mas estarão operando no dia 17 de março. Teremos uma semana de divulgação através de emissora de rádio, jornal e outdoors. Haverá tempo para que as pessoas entrem no ritmo”, ressalta.
A partir do dia 17 será multado quem for flagrado nas lombadas eletrônicas pelos furões e radares, bem como pelo OCR (sigla em inglês para “Optical Character Recognition”, ou, Reconhecimento Óptico de Caracteres) – leitor ótico dos caracteres das placas, através do qual é possível se detectar (em poucos segundos) casos de IPVA vencido, registros de furto, roubo ou clonagem de registros (numerações) de veículos.

As câmeras fixas registram várias irregularidades: excesso de velocidade; atravessar o semáforo após o sinal amarelo; parar sobre a faixa de pedestres. Atravessar o sinal verde acima da velocidade permitida na via pública também incidirá em multa. “Todo o cuidado é necessário, seja para os condutores de veículos como para os pedestres. Atenção, disciplina e respeito às normas de trânsito são as alternativas para que evitemos acidentes – e multas”, observa o secretário de Segurança e Ordem Pública, Paulo Dellajustina.
Nova etapa de instalação
Diego Oliveira diz ainda que após o dia 17 de março, uma vez os primeiros equipamentos instalados já estejam em pleno funcionamento, será iniciada nova etapa de trabalho com lombadas eletrônicas e furões. “Até o fim deste ano deverão estar funcionando 52 lombadas eletrônicas, em ruas e avenidas, e mais 69 furões. O contrato de prestação de serviços feito pela prefeitura com a Fotosensores (empresa cearense) será por um período de quatro anos (instalação e manutenção de equipamentos eletrônicos de monitoramento e fiscalização do trânsito)”, informa Diego.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages