Trânsito começa a ser monitorado por lombadas eletrônicas a partir de segunda-feira


Todo o trabalho é coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e executado pela Diretran
Lombadas eletrônicas e radares em ruas e avenidas, mais câmeras (furões) nos semáforos fazem parte do sistema de monitoramento do trânsito urbano de Lages que começará a entrar em operação a partir desta segunda-feira (17). 
Inicialmente foram instaladas duas lombadas eletrônicas nas avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina, mais um conjunto de furões no semáforo do cruzamento das avenidas Belizário Ramos (Carahá) e Presidente Vargas.

Também já estarão sendo acionados, a partir de segunda-feira, os radares e o OCR (“Optical Character Recognition”, na sigla em inglês, ou Reconhecimento Óptico de Caracteres), que faz a leitura dos caracteres da placa de um veículo e joga as informações para um computador interligado ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). Assim, em poucos segundos podem ser detectados casos de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vencido, registros de furto e roubo, clonagem de placas, dentre outras irregularidades.
Até o final deste ano prevê-se a instalação de um total de 52 lombadas eletrônicas e de 69 furões. Todo o trabalho de monitoramento eletrônico é coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e executado pela Diretoria de Trânsito (Diretran), órgão no qual atuam os agentes de trânsito.
Campanha intensa de esclarecimento
A empresa Fotosensores, licitada pela Prefeitura de Lages, além da instalação e manutenção se encarrega da campanha de conscientização pública que consiste de mensagens radiofônicas e em outdoors (painéis às margens de avenidas).
 “Essa campanha, que tem como objetivo o esclarecimento da população para a necessidade do monitoramento eletrônico do trânsito urbano, iniciou há uma semana. 
Além disso temos concedido uma série de entrevistas em rádios, jornais, TVs e por meio da Comunicação Social da Prefeitura de Lages”, comenta o diretor de Trânsito, Diego Oliveira.

Comentários

Postagens mais visitadas