3ª Força Tarefa Cidadã foi um sucesso para os bairros Habitação, Várzea, Caça e Bom Jesus

Aberta às 9h a 3ª Força-Tarefa Lages Cidadã. O evento deste sábado aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, no bairro Habitação, até às 17h. Bem antes de iniciados os trabalhos já havia concentração de milhares de pessoas a procura de serviços básicos de saúde e cidadania, por exemplo.


 O prefeito Elizeu Mattos chegou por volta das 9h20min. “Estamos descentralizando as ações da administração municipal”, ressalta. A secretária-executiva de Assuntos Comunitários e Voluntários, Mauren Santos, coordenadora-geral das atividades, juntamente com a diretora Maria Reche, diz que moram no entorno cerca de 12 mil pessoas. “Calculamos que passarão pela Força-Tarefa de cinco mil a sete mil moradores dos bairros da região”, calcula.


Mais de 60 serviços estão sendo prestados ao olongo do dia. Dezenas de órgãos e entidades governamentais e não governamentais são parceiros das secretarias municipais. Um dos serviços mais procurados é a confecção de documentos – carteira de identidade e CPF – pelo Balcão Cidadão,subdivisão da Secretaria de Administração. 
Outro destaque é nas salas e barracas da Secretaria de Saúde

Lages Cidadã é sucesso de público


Os números do evento, com todos os atendimentos prestados, serão contabilizados e divulgados na próxima semana.

 O público presente à 3ª Força-Tarefa Lages Cidadã esteve dentro da expectativa da coordenadora geral das atividades, a secretária-executiva de Assuntos Comunitários e Voluntários, Mauren Santos.



 “Pela manhã cerca de quatro mil pessoas participaram e a estimativa é de que este número seja superior agora à tarde”, disse Mauren.

Conforme dados do Censo 2010 do IBGE, residem nos quatro bairros da 3ª
 Força-Tarefa (Habitação, Várzea, Caça e Tiro e Bom Jesus) cerca de 11 mil pessoas.



 Já a coordenadora calcula que esse número deve ter se elevado para mais de 12 mil com o passar dos anos. “Levando em conta o total de moradores nestes quatro bairros, podemos comemorar o sucesso de público participante”, avalia.


Primeiros números

Até às 15h30min de sábado (26), haviam sido atendidos 2.100 pessoas pelo Balcão Cidadão para encaminhamento de documentação e retirada de CPF e carteira de identidade. Outras 350 pessoas que queriam fazer a carteira de trabalho já tinham sido atendidas até aquele horário. E segundo o executivo do Balcão Cidadão, Valderlei Germano, até o final da Força-Tarefa estima-se que serão atendidas 2.700 pessoas.

No Banco de Empregos, até o meio da tarde, 50 cadastros foram feitos, sendo que outras 300 pessoas receberam atendimento de manicure, corte de cabelos e maquiagem. A Secretaria de Agricultura e Pesca já havia distribuído 1.200 mudas de árvores nativas e quatro mil mudas de hortaliças.  Por sua vez, o Meio Ambiente tinha mais de mil mudas de árvores, doadas pela Kabin. Na tenda de atendimento básico à saúde, 400 pessoas haviam feito aferição de pressão.



Planejamento

A  4ª Força-Tarefa ainda não tem local definido, porém é praticamente certo de que ela só ocorrerá no mês de agosto, isso porque, segundo Mauren Santos, é impossível um novo evento de tamanha complexidade organizacional ser realizado nos próximos 90 dias quando haverá a Festa Nacional do Pinhão e mesmo a Copa do Mundo.



 “E ainda tem um outro empecilho: o inverno, que dificulta atividades ao ar livre, como exige a Força-Tarefa”, detalha. “Mas isso será avaliado nos próximos”, frisa. Na próxima semana serão divulgados os números finais da edição deste sábado (26) na Emeb Mutirão.


ESTÁ FOI A 3ª EDIÇÃO DA FORÇA TAREFA NO BAIRRO HABITAÇÃO, UM GRANDE SUCESSO!!!

Comentários

Postagens mais visitadas