Moradores entram em acordo com a Caixa e Prefeitura

Ação emergencial: Mutirão amenizará transtornos com vazamento de gás em condomínio
“A prefeitura não irá se omitir e será parceira da Caixa para resolver em definitivo a situação. Muitos moradores não tem como pagar alimentação em outros locais e nós não vamos deixá-los desassistidos.” Elizeu Mattos

Em decorrência da interdição do condomínio residencial Madruguinha, no bairro Várzea, devido a um vazamento de gás que coloca em risco a integridade dos moradores, o prefeito Elizeu Mattos acionou a Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social para amenizar os transtornos. Uma cozinha comunitária será montada em parceria com a Caixa Econômica, em caráter emergencial, no pátio do condomínio para atender as famílias que estão impedidas de usar o sistema de gás e não tem como fazer suas refeições em casa.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (25) no início da tarde durante reunião com o gerente-geral da Caixa em Lages, Luiz Antônio Pacheco de Andrade, o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, e o executivo da Defesa Civil, Adilson Panek.
Síndico
 “Diante da gravidade do problema, que tem sido constante, a prefeitura não irá se omitir e será parceira da Caixa para resolver em definitivo a situação.
 Muitos moradores não tem como pagar alimentação em outros locais e nós não vamos deixá-los desassistidos”, diz o prefeito.
A prefeitura se responsabiliza em auxiliar com toda a questão logística para a implantação da cozinha e a Caixa Econômica vai arcar com os custos da alimentação. No local serão servidas todas as refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

 “Vamos fazer um mutirão para conseguir os equipamentos necessários, como fogões industriais e outros materiais. Também disponibilizaremos nutricionistas que irão coordenar o trabalho e fazer um cardápio adequado”, garante o secretário de Assistência Social, José Amarildo. Os moradores não precisarão sair de seus apartamentos. As refeições serão servidas na área de lazer do prédio, que fica no pátio do condomínio.


Sobre a interdição
A interdição pelo Corpo de Bombeiros ocorreu na noite de quarta-feira (23). O residencial Madruguinha abriga cerca de 200 famílias em situação social vulnerável e a estimativa é de que o problema atinge aproximadamente 700 pessoas. O gerente da Caixa, Luiz Antônio, afirma que, embasado em um laudo técnico, o projeto para a implantação de um novo sistema de gás será concluído e entregue na segunda-feira (28) e a execução deve durar cerca de dez dias. “Seria um problema de responsabilidade da empresa que construiu o condomínio, a Kaufmann, mas ela faliu e abandonou a obra se isentando das responsabilidades. A Caixa Econômica entrará com uma ação para ressarcir os custos, pois se trata de dinheiro público”, afirma o gerente.

Revolta dos moradores. Foto Jotta Damasceno 

Comentários

Postagens mais visitadas