Georreferenciamento chegará a seis bairros nas próximas semanas

“É um levantamento com muitas finalidades, que auxiliará as secretarias a planejar melhor o crescimento da cidade, suas potencialidades, problemas e áreas de propriedade do município para futuros investimentos.” Marino Sumariva
Após cerca de dois meses do início do trabalho de georreferenciamento em Lages, três bairros estão sendo finalizados, com o serviço completo de mapeamento de terrenos e imóveis. São eles o São Cristóvão, Universitário e Caravágio, que devem estar concluídos dentro de duas ou três semanas. A próxima região será no entorno do Várzea, Habitação e Caça e Tiro.
A empresa Geomais, de São José (SC), foi contratada pela prefeitura, com gerenciamento da Secretaria de Planejamento, para realizar o serviço. Cinco equipes, com dois profissionais cada, estão em campo, mas nos próximos dias chegará a nove, com contratação de novos colaboradores. Eles são identificados por crachá e colete amarelo com o nome da empresa.

O trabalho consiste na medição e levantamento de todas as características dos imóveis: se é de alvenaria ou madeira, se possui estruturas metálicas, como são as instalações elétricas, a pintura e outros detalhes importantes. Os terrenos também são detalhados conforme a topografia: se é rochoso, arenoso, se possui inclinações e construções. Os dados são digitalizados, armazenados e se juntarão às imagens do aerolevantamento, registrando cada metro quadrado da cidade.

As fotos serão transformadas em mapas com todas as informações coletadas e atualizadas, de cada canto de Lages, contendo as medidas dos terrenos e imóveis e sistemas urbanos, como a rede de esgoto, ruas pavimentadas, passeios públicos, iluminação pública, entre outras informações. “É um levantamento com muitas finalidades, que auxiliarão várias secretarias municipais a planejar melhor o crescimento da cidade, suas potencialidades, problemas e áreas de propriedade do município para futuros investimentos”, explica o coordenador do trabalho, Marino Sumariva.  


Meta inicial
Por enquanto os cadastradores estão fazendo apenas a medição e o primeiro contato com os moradores, sem precisar adentrar nas residências. Na segunda etapa será preenchido um formulário eletrônico com todas as informações. A previsão de duração do serviço é de aproximadamente um ano, se não houverem muitos percalços, como dias de mau tempo, que atrapalham o serviço em campo.
A meta inicial era cadastrar 90 mil unidades, mas esse número será maior, com aproximadamente 20 mil a mais, conforme o coordenador. “Os dados ficaram muito tempo desatualizados. O último levantamento integral foi na década de 80 e houve um parcial em 2003. Muitos imóveis foram construídos e ainda não estão cadastrados”, diz.
Outra dificuldade foi com relação aos mapas encontrados na Secretaria de Planejamento, que são muito antigos e estão se deteriorando. “A partir do georreferenciamento todos os dados serão digitais e isso facilitará muito a procura de informações, que serão detectadas de forma rápida e precisa”, afirma Marino. As informações atualizadas de cada imóvel estarão disponíveis aos proprietários no endereço provisório www.geomais.com.br:8083/lages.

Comentários

Postagens mais visitadas