Meio Ambiente promove campanha Balada Sustentável
“Algumas casas noturnas promovem seus eventos e deixam a via pública em estado lastimável de sujeira. Se cada um fizer sua parte a população sai ganhando.” Mushue Hampel
Preocupada com a limpeza de ruas e avenidas que ficam no entorno de casas noturnas e bares da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos está promovendo uma campanha de conscientização nestes estabelecimentos.
A iniciativa, intitulada “Balada Sustentável”, está embasada na Lei Municipal 1901/93, artigos 32 e 33, que prevê que as áreas de passeios públicos fronteiriças ao local do exercício das atividades comerciais deverão ser mantidas em permanente estado de limpeza e conservação pelo responsável do estabelecimento.
Boates, clubes de bailes, salões de dança, bares e similares deverão estar em permanente estado de higiene e os trabalhos de limpeza devem ser concluídos até às 8h do dia seguinte ao evento nas áreas de sua abrangência. Nesta semana uma equipe do setor de fiscalização da secretaria, coordenada por Marcelo Airton de Oliveira, percorrerá todos os estabelecimentos, onde serão fixados cartazes com destaque ao que diz a lei.
“A intenção é fazer com que os proprietários e promotores de eventos se responsabilizem pela limpeza pública no entorno do local. Visando a conscientização, levaremos a eles o conhecimento do que diz a lei do município”, comenta o secretário Mushue Hampel.
Os cartazes devem ficar em local visível para a população, mostrando que o estabelecimento está de acordo com as leis e o código de postura. “Algumas casas noturnas promovem seus eventos e deixam a via pública em estado lastimável de sujeira, com garrafas de vidro jogadas, o que é perigoso, copos plástico, garrafas pet e outros materiais.
A iniciativa vai gerar mais emprego, porque o proprietário terá de contratar profissionais para efetuar a limpeza. Cada um fazendo sua parte a população sai ganhando”, diz Hampel.
O secretário destaca ainda que, havendo o cumprimento de suas obrigações por parte dos responsáveis pelo evento, as equipes da limpeza que trabalham pela administração municipal poderão ser deslocadas para atuarem em outros locais.
Comentários