Projeto de saneamento básico está concluído na Ponte Grande

“Alguns trechos da pista já contam com a base pronta, mas estávamos aguardando as adequações no projeto de saneamento, pois não podemos pavimentar e depois executar essa parte.” Jorge Raineski
Um passo importante para o andamento das obras de construção do Complexo Ponte Grande foi dado.
 As adequações no projeto de saneamento básico foram concluídas e entregues na semana passada pela Prosul. A Sulcatarinense, responsável pela execução, já iniciou o serviço de implantação dos emissários de efluentes no Caça e Tiro em direção à BR-282. A rede coletora beneficiará milhares de moradores dos 14 bairros ao longo da avenida.

A finalização do projeto de saneamento era necessária para a continuidade dos trabalhos, pois o início da pavimentação das pistas depende da execução dessa parte. “Alguns trechos já contam com a base pronta, mas estávamos aguardando as adequações, pois não podemos pavimentar a pista e depois executar o saneamento”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
A construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Caça e Tiro está dentro do cronograma.
 “A previsão é de que esteja concluída no prazo, assim que o sistema de esgoto esteja pronto”, afirma o gestor da Sulcatarinense, Márcio Abreu. Uma parte do saneamento no bairro Panorâmico, que iniciou primeiro, já está concluída, e no Vila Mariza está cerca de 80% pronto, de acordo com Márcio.
Obra inicia no Guarujá
A obra avançou e está com alta celeridade nas imediações do Guarujá. Estão sendo executados serviços de limpeza das margens do rio, conforme as frentes de trabalho são abertas com o remanejamento das famílias. “Algumas, mais próximas ao Coral, oferecem certa resistência em morar no condomínio que será construído no bairro Várzea. Deixamos claro que estamos amparados pela lei e moradores de áreas irregulares precisarão se adequar às condições”, afirma o secretário Jorge Raineski.
A construção do Residencial Gralha Azul, no Várzea, que abrigará as 200 famílias remanejadas para o aluguel social, deve iniciar em breve pela empresa Melchioretto. “O projeto original, aprovado pela Caixa Econômica Federal, será mantido. Este será um residencial modelo aos padrões de qualidade que o município passa a adotar”, declara.


Adequação de projeto poderá incluir nova pista
No projeto original da avenida Ponte Grande estava previsto que haveria duas pistas, uma de cada lado, mas a segunda via iria somente até as imediações da rua Euclides da Cunha, no Várzea. Neste trecho, que se estende até a rua Cirilo Vieira Ramos, haveria uma única pista no lado direito. “Nos estudos de trânsito foi constatado que não haveria a necessidade de duas pistas até o Caça e Tiro, considerando que o fluxo de veículos que vem da BR-282 se dissiparia ao longo do caminho. Estamos revendo o projeto, considerando o aumento do fluxo futuramente. Assim faríamos uma avenida completa”, diz Jorge Raineski.
Após a adequação serão aportados os recursos necessários para a execução da continuidade da pista, junto ao Ministério das Cidades. A previsão é de que não ultrapasse os R$ 10 milhões. “A obra ainda está em 20% de execução. Quando estivermos próximo da metade teremos o projeto em mãos e com mais embasamento para buscar recursos”, finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas