Vereador propõe concessão de uso da Estação Nacional de Truticultura‏

O vereador Gerson (PMDB) está propondo, na moção aprovada na segunda-feira, 12 de maio, que o IBAMA, através de convênio ou outra forma legal, transfira para a EPAGRI a competência das ações desenvolvidas pela Estação Nacional de Truticultura, bem como toda sua estrutura, visando dar um maior apoio e fomentar a piscicultura na região serrana.


No documento, Gerson argumenta que a atuação da Estação Nacional de Truticultura (IBAMA), localizado no município de Painel, tem sido muito tímida - se não nula - no que se refere ao incentivo e fomento da piscicultura, e que a viabilidade de convênio entre IBAMA e o Governo do Estado de Santa Catarina deixando por conta da EPAGRI as atividades desenvolvidas pela Estação, seria um avanço não só para a região, mas para todo nosso estado.

A moção será enviada ao governador Raimundo Colombo, aos senadores Luís Henrique da Silveira e Casildo Maldaner, ao presidente do IBAMA, Volney Zanardi Júnior, e ao presidente da EPAGRI, Luiz Ademir Hessmann.


A intenção é usar a Estação para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de piscicultura. “Hoje nós temos uma empresa se instalando na cidade, com investimentos perto de R$ 5 milhões na área da piscicultura, e os nossos produtores vão precisar muito dessa tecnologia; a concessão de uso para a EPAGRI vai ajudar muito a movimentar essa cadeia da piscicultura em nossa região, pois precisamos abastecer esse frigorífico em nossa cidade”, ressalta o vereador.

O vereador ressalta ainda que atualmente o setor da piscicultura é um segmento de importância, atividade em franco crescimento, que favorece o surgimento e crescimento de outras atividades, como as de indústrias de rações, equipamentos e outros insumos, além de processamento de pescados e transporte de peixes vivos.

Comentários

Postagens mais visitadas