Chuva não para e Defesa Civil alerta moradores a se retirarem das áreas perigosas

Os bairros Habitação, São Vicente, Novo Milênio, Caça e Tiro e Passo Fundo, estão sendo retirados pertences de moradores,  e as pessoas estão se deslocando para áreas de abrigo. Os dois CAICS estão a disposição da população. 
Os agentes da Defesa Civil Municipal permanecem de sobreaviso por causa das chuvas em Lages. Conforme o vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel, que atua também como secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, está mantido o plantão 24 horas por dia e os cidadãos, em caso de ocorrências, devem informá-las pelos números 8406-4037 ou 199. 
O monitoramento de áreas propícias a riscos, como alagamentos e deslizamentos, prossegue. Como medida de precaução foram suspensas as aulas da rede municipal de ensino em comunidades rurais nesta sexta-feira (27).
No período do dia, na quinta, os agentes de Defesa Civil percorreram toda a extensão dos rios Ponte Grande, Passo Fundo, Carahá e Ipiranga, onde os níveis se elevaram rapidamente. Não há famílias ilhadas, desalojadas ou desabrigadas. “O Carahá está com boa fluidez e forte correnteza, mas não há alagamentos. 



















ALERTA DO BOMBEIRO PARA A POPULAÇÃO

Você sabe como agir em caso de enchente/inundação? Não? Então leia as dicas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Curta, compartilhe esta mensagem para que essas informações auxiliem ainda mais pessoas.
ANTES:
- Monitore a situação. Busque sempre agir preventivamente e com calma
- Informe-se sobre abrigos em locais altos e secos na região. Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação
- Coloque móveis em locais altos e protegidos
- Retire animais de estimação da casa (não se esqueça dos pássaros em gaiolas!)
- Fique atento aos veículos, que também devem ser deslocados com antecedência para regiões não atingidas por alagamentos. Não deixe para última hora, já que rodovias podem ficar bloqueadas pela água
- Guarde documentos importantes em um saco plástico e em local protegido
- Retire o lixo e leve-o para áreas não alagáveis
- Jamais deixe crianças sozinhas em casa
- Reserve água potável, roupa e remédios para o caso de ter de sair rápido de casa
- Desconecte aparelhos elétricos da rede, para evitar curto-circuito nas tomadas
DURANTE
- Desligue aparelhos elétricos, a chave-geral de energia e feche o registro de água
- Proteja sua vida e a de pessoas próximas. Se precisar de apoio para chegar a um local seguro, solicite apoio à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros Militar
- Não volte pra casa até o nível da água baixar
- Evite o contato com a água da enchente (contaminadas)
- Proteja-se com calçados e botas
SINAIS DE DESLIZAMENTOS
- Verifique com frequência o entorno de sua residência. Em caso de qualquer sinal de movimento de terra ou rochas nas proximidades, inclinação de postes e árvores ou rachaduras em muros e paredes deve-se abandonar o local.
Acione sempre a defesa civil (199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages