Chuva não para e Defesa Civil alerta moradores a se retirarem das áreas perigosas

Os bairros Habitação, São Vicente, Novo Milênio, Caça e Tiro e Passo Fundo, estão sendo retirados pertences de moradores,  e as pessoas estão se deslocando para áreas de abrigo. Os dois CAICS estão a disposição da população. 
Os agentes da Defesa Civil Municipal permanecem de sobreaviso por causa das chuvas em Lages. Conforme o vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel, que atua também como secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, está mantido o plantão 24 horas por dia e os cidadãos, em caso de ocorrências, devem informá-las pelos números 8406-4037 ou 199. 
O monitoramento de áreas propícias a riscos, como alagamentos e deslizamentos, prossegue. Como medida de precaução foram suspensas as aulas da rede municipal de ensino em comunidades rurais nesta sexta-feira (27).
No período do dia, na quinta, os agentes de Defesa Civil percorreram toda a extensão dos rios Ponte Grande, Passo Fundo, Carahá e Ipiranga, onde os níveis se elevaram rapidamente. Não há famílias ilhadas, desalojadas ou desabrigadas. “O Carahá está com boa fluidez e forte correnteza, mas não há alagamentos. 



















ALERTA DO BOMBEIRO PARA A POPULAÇÃO

Você sabe como agir em caso de enchente/inundação? Não? Então leia as dicas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Curta, compartilhe esta mensagem para que essas informações auxiliem ainda mais pessoas.
ANTES:
- Monitore a situação. Busque sempre agir preventivamente e com calma
- Informe-se sobre abrigos em locais altos e secos na região. Tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de uma inundação
- Coloque móveis em locais altos e protegidos
- Retire animais de estimação da casa (não se esqueça dos pássaros em gaiolas!)
- Fique atento aos veículos, que também devem ser deslocados com antecedência para regiões não atingidas por alagamentos. Não deixe para última hora, já que rodovias podem ficar bloqueadas pela água
- Guarde documentos importantes em um saco plástico e em local protegido
- Retire o lixo e leve-o para áreas não alagáveis
- Jamais deixe crianças sozinhas em casa
- Reserve água potável, roupa e remédios para o caso de ter de sair rápido de casa
- Desconecte aparelhos elétricos da rede, para evitar curto-circuito nas tomadas
DURANTE
- Desligue aparelhos elétricos, a chave-geral de energia e feche o registro de água
- Proteja sua vida e a de pessoas próximas. Se precisar de apoio para chegar a um local seguro, solicite apoio à Defesa Civil ou ao Corpo de Bombeiros Militar
- Não volte pra casa até o nível da água baixar
- Evite o contato com a água da enchente (contaminadas)
- Proteja-se com calçados e botas
SINAIS DE DESLIZAMENTOS
- Verifique com frequência o entorno de sua residência. Em caso de qualquer sinal de movimento de terra ou rochas nas proximidades, inclinação de postes e árvores ou rachaduras em muros e paredes deve-se abandonar o local.
Acione sempre a defesa civil (199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (193).

Comentários

Postagens mais visitadas