Elevação de níveis de rios em constante monitoramento em Lages

Os agentes da Defesa Civil Municipal permanecem de sobreaviso por causa das chuvas em Lages. Conforme o vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel, que atua também como secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, está mantido o plantão 24 horas por dia e os cidadãos, em caso de ocorrências, devem informá-las pelos números 8406-4037 ou 199. 
O monitoramento de áreas propícias a riscos, como alagamentos e deslizamentos, prossegue. Como medida de precaução foram suspensas as aulas da rede municipal de ensino em comunidades rurais nesta sexta-feira (27).
Ocorrências na quinta-feira
Na noite desta quinta-feira (26) a Defesa Civil atendeu a uma ocorrência na rua João Lemos Machado, no Morro Grande, considerada área de risco. Pedras, uma de duas e outra de uma tonelada deslizaram do barranco e atingiram a parede de uma garagem isolada. O veículo que estava guardado no local não sofreu avarias significativas. 

“A Defesa Civil fez uma barricada com pedras britadas para conter novos deslizamentos. Foram atendidas também, à noite, ocorrências em casas, sujeitas a serem inundadas, mas nada de grave ocorreu”, enfatiza Hampel.
No período do dia, na quinta, os agentes de Defesa Civil percorreram toda a extensão dos rios Ponte Grande, Passo Fundo, Carahá e Ipiranga, onde os níveis se elevaram rapidamente. Não há famílias ilhadas, desalojadas ou desabrigadas. “O Carahá está com boa fluidez e forte correnteza, mas não há alagamentos. 

Percorremos também a avenida Belizário Ramos (Carahá), onde uma máquina retroescavadeira, da Secretaria de Infraestrutura, foi utilizada para desassorear o rio, na altura da ponte de acesso ao bairro Habitação, entre o Universitário e a Carahá”, conta.
Servidores desobstruem via
Agentes da Defesa Civil trabalharam retirando terra e água na Belizário Ramos, à beira do rio, próximo ao Habitação, auxiliando o escoamento da água que invadiu parte da pista e desobstruindo o canal de vazão pluvial, o que provocou a invasão das águas. 
À tarde foi registrada uma queda de barranco às margens da BR-282, próximo à entrada de acesso ao loteamento Jardim Vista Alegre, local que serviu de desvio para os veículos da rodovia. 
Ninguém se feriu com o incidente provocado pelo encharcamento do solo, fazendo com que houvesse o desprendimento da barreira. Enquanto Hampel vistoriava os pontos críticos, o secretário-executivo da Defesa Civil, Adilson Panek, permaneceu na base, no terminal rodoviário Dom Honorato Piazera, monitorando as estações meteorológicas e administrando equipes.


Complexo Ponte Grande
De acordo com Hampel, a inexistência do registro de alagamentos tem relação com a retificação do rio Ponte Grande, principal elemento das obras do Complexo Ponte Grande, de saneamento básico e reestruturação da malha viária.
Plantão
O hábito de depositar lixo perto de córregos e rios, a exemplo do Passo Fundo, preocupa a municipalidade, além de ser configurada como uma iniciativa proibida. Às 18h desta quinta-feira autoridades se reuniram para discutir a organização de equipes para cumprimento de plantões e sobreavisos. 
Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Assistência Social estão envolvidas.
Previsão
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), prevê chuva acumulada em 20 milímetros pela manhã e dez à tarde e à noite. No sábado poderá chover o equivalente a 80 milímetros. 
A soma, entre quarta, quinta e sexta deverá ser de 300 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas