Elevação de níveis de rios em constante monitoramento em Lages

Os agentes da Defesa Civil Municipal permanecem de sobreaviso por causa das chuvas em Lages. Conforme o vice-coordenador da Defesa Civil, Mushue Hampel, que atua também como secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, está mantido o plantão 24 horas por dia e os cidadãos, em caso de ocorrências, devem informá-las pelos números 8406-4037 ou 199. 
O monitoramento de áreas propícias a riscos, como alagamentos e deslizamentos, prossegue. Como medida de precaução foram suspensas as aulas da rede municipal de ensino em comunidades rurais nesta sexta-feira (27).
Ocorrências na quinta-feira
Na noite desta quinta-feira (26) a Defesa Civil atendeu a uma ocorrência na rua João Lemos Machado, no Morro Grande, considerada área de risco. Pedras, uma de duas e outra de uma tonelada deslizaram do barranco e atingiram a parede de uma garagem isolada. O veículo que estava guardado no local não sofreu avarias significativas. 

“A Defesa Civil fez uma barricada com pedras britadas para conter novos deslizamentos. Foram atendidas também, à noite, ocorrências em casas, sujeitas a serem inundadas, mas nada de grave ocorreu”, enfatiza Hampel.
No período do dia, na quinta, os agentes de Defesa Civil percorreram toda a extensão dos rios Ponte Grande, Passo Fundo, Carahá e Ipiranga, onde os níveis se elevaram rapidamente. Não há famílias ilhadas, desalojadas ou desabrigadas. “O Carahá está com boa fluidez e forte correnteza, mas não há alagamentos. 

Percorremos também a avenida Belizário Ramos (Carahá), onde uma máquina retroescavadeira, da Secretaria de Infraestrutura, foi utilizada para desassorear o rio, na altura da ponte de acesso ao bairro Habitação, entre o Universitário e a Carahá”, conta.
Servidores desobstruem via
Agentes da Defesa Civil trabalharam retirando terra e água na Belizário Ramos, à beira do rio, próximo ao Habitação, auxiliando o escoamento da água que invadiu parte da pista e desobstruindo o canal de vazão pluvial, o que provocou a invasão das águas. 
À tarde foi registrada uma queda de barranco às margens da BR-282, próximo à entrada de acesso ao loteamento Jardim Vista Alegre, local que serviu de desvio para os veículos da rodovia. 
Ninguém se feriu com o incidente provocado pelo encharcamento do solo, fazendo com que houvesse o desprendimento da barreira. Enquanto Hampel vistoriava os pontos críticos, o secretário-executivo da Defesa Civil, Adilson Panek, permaneceu na base, no terminal rodoviário Dom Honorato Piazera, monitorando as estações meteorológicas e administrando equipes.


Complexo Ponte Grande
De acordo com Hampel, a inexistência do registro de alagamentos tem relação com a retificação do rio Ponte Grande, principal elemento das obras do Complexo Ponte Grande, de saneamento básico e reestruturação da malha viária.
Plantão
O hábito de depositar lixo perto de córregos e rios, a exemplo do Passo Fundo, preocupa a municipalidade, além de ser configurada como uma iniciativa proibida. Às 18h desta quinta-feira autoridades se reuniram para discutir a organização de equipes para cumprimento de plantões e sobreavisos. 
Secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Assistência Social estão envolvidas.
Previsão
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), prevê chuva acumulada em 20 milímetros pela manhã e dez à tarde e à noite. No sábado poderá chover o equivalente a 80 milímetros. 
A soma, entre quarta, quinta e sexta deverá ser de 300 milímetros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages