Formação continuada para professores no Município de Vargem

O Grupo de Educação Ambiental da 4ª Cia de Polícia Militar Ambiental - Lages ministrou nos dias 24 e 25 deste mês, um curso de educação ambiental de 20h/aula como Formação Continuada para professores municipais de Vargem.

As atividades realizadas com os professores tiveram como objetivo proporcionar um espaço de reflexão e discussão sobre a prática de educação ambiental em suas múltiplas abordagens. Desta maneira, o curso viabilizou oportunidade aos participantes na troca de experiência de como a transversalidade e multidisciplinaridade pode ser trabalhada em ambiente escolar.

O curso sensibilizou os professores da importância das mudanças de hábitos e concepções na real efetivação de ações socioambientais realizadas por eles, enfatizando a valorosa responsabilidade dos educadores como parte essencial da formação cidadã dos educandos.


Neste contexto, a estrutura do curso abordou assuntos como: papel da Polícia Militar Ambiental em atividades de educação ambiental; Política Nacional de Educação Ambiental; relações ecológicas; passivos sociais e ambientais de Santa Catarina; desenvolvimento sustentável; histórico e conceitos de educação ambiental; educação x adestramento ambiental; educação ambiental nas diversas fases da escolaridade; projetos de educação ambiental e o Programa Protetor Ambiental desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental em todo o Estado.



Durante as atividades várias dinâmicas foram intercaladas com o conteúdo apresentado, o qual mostrou a importância das atividades lúdicas no processo de ensino aprendizagem. Ao final, os professores elencaram algumas pressões socioambientais que assolam o município, bem como, sugeriram e debateram a maneira como eles podem ser minimizados de maneira coletiva com os outros atores da sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas