Funcionando há um ano, setor de Radioterapia do hospital Tereza Ramos atende 90 pessoas por mês

Há exatamente um ano, o setor de Radioterapia do hospital Tereza Ramos entrou em pleno funcionamento, após um longo período de espera por licenças e aparelhos. Hoje, aproximadamente noventa pessoas com câncer da Serra e Meio-oeste catarinense são atendidas mensalmente na unidade. 
Antes elas precisavam viajar até Florianópolis para fazer o tratamento radioterápico.
A ala é operacionalizada por uma empresa contratada pelo Governo do Estado através de licitação. A equipe é composta por quatro radioterapeutas e quatro físicos. O setor funciona todos os dias (de domingo a domingo), quase que interruptamente.
 Segundo a diretora do hospital, Beatriz Montemezzo, os atendimentos começam às 5 horas da manhã, e só param depois da meia noite, quando os equipamentos passam por manutenção obrigatória.


O setor é equipado com um acelerador linear e um tomógrafo de última geração. Os aparelhos foram importados da Europa ao custo de R$ 3 milhões, e são considerados o que há de melhor no mercado. A Radioterapia é um tratamento que utiliza a radiação ionizante para combater as células de um tumor, destruindo, eliminando ou impedindo que elas aumentem. 

Comentários

Postagens mais visitadas