Obras do cabeamento subterrâneo estão na rua Emiliano Ramos

Uma parceria entre o Governo do Estado e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), via compensação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviço (ICMS), está viabilizando a implantação da rede de energia elétrica subterrânea no Centro de Lages.
 O cronograma prevê obras em sete ruas e três praças. 
O investimento é de R$ 5,9 milhões. Os trabalhos estão sendo executados por uma empresa contratada através de licitação. A ação está integrada ao projeto de modernização do Centro, que também contempla novas calçadas.
O primeiro passo é perfurar o asfalto para a implantação do sistema de caixas e dutos. Esse processo já foi concluído nas ruas Marechal Deodoro e Correia Pinto, e está sendo executado na rua Emiliano Ramos, tradicionalmente conhecida como Via Gastronômica. Nesta segunda-feira, 14, o secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, e o gerente da Celesc, Etamar Eger, acompanharam as obras.

“As obras causam um pouco de transtorno aos moradores, pedestres e motoristas, mas quando forem concluídas darão um novo visual à área central de Lages, valorizando ainda mais o município”, diz o secretário João Alberto Duarte.


Nos próximos meses, as ruas Quintino Bocaiúva, Frei Rogério, Presidente Nereu Ramos e Coronel Córdova, e as praças Vidal Ramos, João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho ganharão as caixas e dutos. Segundo o gerente regional da Celesc, Etamar Eger, os fios elétricos serão implantados no sistema de uma só vez, através de uma guia. Posteriormente, os postes serão retirados. As obras devem ser concluídas em julho de 2015.  

O projeto consumirá 25 mil metros de dutos de polietileno de alta densidade, 11 mil metros de cabos de alumínio, e dois mil quilos de cobre. As lâmpadas de iluminação ficarão em postes metálicos. 

Comentários

Postagens mais visitadas