Vias de acesso a Lages estarão floridas no verão

“Era um dos desejos do prefeito Elizeu Mattos, que os nossos portais de acesso fossem parecidos com os de Gramado, com as lindas flores azuis dando destaque para a entrada da cidade.” Giovanni Tomazelli
Colaboradores do Horto Municipal, localizado no bairro Várzea, iniciaram um trabalho de paisagismo nos principais acessos da cidade. 

Estão sendo plantadas mudas de hortênsias ao longo da BR-116 e avenida Juscelino Kubistchek, próximo ao acesso Sul e também na avenida Santa Catarina, no acesso Norte. Foram disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente cerca de 1.800 mudas, as quais já foram plantadas, mas a meta é chegar a quatro mil, sendo parte doada por instituições particulares.

De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria e coordenador do trabalho de paisagismo, Giovanni Tomazelli, esta é a época correta para o plantio, pois facilitará a propagação vegetativa da espécie. 

“Existe uma janela de plantio que dura entre duas e três semanas. Isso ocorre no fim do mês de julho e início de agosto, depois a planta começa a soltar as folhas. Por isso precisamos correr contra o tempo e plantar tudo nesse período”, explica. A expectativa é de que no fim de novembro as hortênsias já estejam florindo. As flores tem durabilidade de aproximadamente três meses e depois passarão por desbaste e manutenção.
A hortênsia é a flor símbolo do município de Gramado (RS). É um arbusto muito florífero e rústico. Produz flores em forma de buquês, que podem ter a cor azul, lilás, rosa, vermelha e branca. 

Aprecia o frio, sendo indicada para regiões de altitude e de clima mais ameno. “Era um dos desejos do prefeito Elizeu Mattos, que os nossos portais de acesso fossem parecidos com os de Gramado, com as lindas flores azuis dando destaque para a entrada da cidade”, comenta Giovanni.

Comentários

Postagens mais visitadas