Entenda porque são feitas as queimadas
O mês de agosto é conhecido como início das queimadas em toda a região, prática comum, mas que pode trazer diversos danos ao solo. A queima que acontece controlada por órgãos fiscalizadores é realizada por produtores para a renovação das pastagens.
“O produtor rural deve buscar um profissional habilitado, o qual apresentará, mediante projeto técnico, pedido de autorização para queima controlada”, explica o Capitão da Polícia Ambiental de Lages, Frederick Rambusch.
A Polícia Ambiental está, nesta época do ano, totalmente dedicada à fiscalização da queima controlada, em alguns casos é solicitado efetivo de outras partes do Estado para auxiliar na fiscalização.
Realizar a queima de campos sem autorização da FATMA é crime. Além de ser multado, o proprietário da área responde a um processo administrativo que é encaminhado ao Ministério Público.
Além da Polícia Ambiental, o Sindicato Rural também realiza encontros orientando os produtores com relação a forma que se deve fazer as queimas de campos.
A queima descontrolada e irregular da vegetação pode gerar o empobrecimento do solo com perda da fertilidade e matéria orgânica, vulnerabilidade, desagregação e carreamento, erosões devido à perda de vegetação, morte de animais e emissão de gás carbônico.
Comentários