Pular para o conteúdo principal

Empresários solicitam mais atenção no tráfego de caminhões na Via Gastronômica

Preocupados com o desrespeito dos motoristas de veículos pesados, que insistem em circular pela rua Emiliano Ramos, o empresário Edésio Forbici, que também preside a Associação Amigos da Via Gastronômica, e o coordenador regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Altenir Agostini, conversaram com o prefeito Elizeu Mattos na tarde desta terça-feira (7).
Eles entregaram um ofício onde consta o pedido de que sejam tomadas medidas urgentes para impedir que caminhões acima de cinco toneladas continuem trafegando pela via, em qualquer horário, seja durante o dia ou à noite, pois causa transtornos e prejuízos, danificando o patrimônio público. 
Edésio afirma que muitos motoristas, com cargas que chegam a ultrapassar 20 toneladas, com grandes dimensões, continuam circulando por ali, inclusive transitando por cima das calçadas para descarregar suas mercadorias. Instituições como a Associação Empresarial de Lages (Acil) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também apoiam a iniciativa.
O prefeito Elizeu Mattos afirma que esta era uma providência prometida durante sua campanha e se sente na obrigação de ampliar as discussões e tomar uma decisão em conjunto com as entidades e estabelecimentos envolvidos diretamente com o trânsito no local. “Não pode ser uma decisão unilateral. Vamos discutir com todos e avaliar a situação antes de ser tomada uma providência”, diz.
Revitalização
A via está em pleno processo de revitalização total, que inclui cabeamento subterrâneo de energia e telecomunicação, iluminação pública com tecnologia e LED, modernização do pavimento em paver, mudança das redes de água e esgoto, equipamentos urbanos como jardinagem, novas lixeiras, floreiras, bancos, acessibilidade para pedestres e portadores de necessidades especiais, sinalização moderna de trânsito e arborização.
Lei existe desde 2008
A lei municipal n° 3.509, que regulamenta o tráfego de caminhões no Centro, existe desde 2008, mas não vem sendo cumprida. A Diretoria de Trânsito (Diretran) se comprometeu em intensificar as fiscalizações, principalmente na Via Gastronômica. Os motoristas em descumprimento estão sujeitos à multa e remoção do veículo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A circulação de veículos com até cinco toneladas está permitida de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para carga e descarga de mercadorias de espécie, de caminhão, furgão misto/camionete, carga/camionete, respeitando-se os locais pré-estabelecidos e sinalizados. De segunda a sexta, das 19h às 7h, podem circular veículos acima desta pesagem.


Para qualquer peso de caminhão o limite de altura é de até 4,30 metros devido à fiação elétrica. Aos sábados, das 13h até às 7h de segunda-feira, é permitida a circulação de veículos acima de cinco toneladas, prevalecendo o bom senso de que as vias pavimentadas e de calçamento devem ser preservadas. Os casos excepcionais fora dos padrões indicados na lei serão decididos pelo Órgão Executivo de Trânsito do Município, com antecedência mínima de 48 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ato de covardia tira a vida do DJ Eder Goulart, proprietário da Zafira Lounge

Éder era um grande exemplo de empresário, infelizmente um grupo de covardes tirou a vida dele de forma brutal. Era sexta-feira, 7 de setembro, quando o servidor público Eder Antônio dos Anjos Goulart – homônimo do cantor nativista lageano – foi espancado de forma brutal após um desentendimento na frente da casa noturna Zafira Lounge, estabelecimento do qual ele seria sócio. TRAUMATISMO E UTI A partir do espancamento a vítima foi internada em estado grave na UTI do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Sucederam-se alguns procedimentos enquanto familiares e amigos realizavam correntes de oração pela recuperação de Eder Goulart. Uma semana depois, nesta sexta-feira, às 6h30min, ele não resistiu as consequências do traumatismo sofrido e acabou morrendo. Formado em Direito, ele também era servidor do setor de obras da Prefeitura de Lages. Pegamos do perfil do DJ Ederr Goulart (era assim que ele assinava na atividade pela qual era apaixonado) esse registro acima

McDonald's em Lages no Garden Shopping

Na matéria feita pelo Jornal Correio Lageano, diz: Lages terá McDonald's.  A construção estava praticamente parada, mas tomou outro ritmo após o Tenco adquirir o controle do shopping. Na parte de negócios, estão fechados contratos com grandes empresas, que serão as responsáveis por atrair o público :  Renner ,  McDonald’s , Riachuelo, Marisa, Lojas Americanas e Havan. "Vai ter Havan também Barão" - Qual Havan? Aquela que deu no "The New York Times"  Trata-se do novo Shopping Lages Garden, que terá...    5 Lojas âncoras  6 Megalojas  1 Lojas de lazer   140 Lojas satélites   20 Alimentação   2 Restaurantes  16 Lojas de serviços  4 Cinemas  4 salas  Estacionamento 1.350  24 Quiosques   O empreendimento de Lages terá 20,5 mil metros quadrados, sendo que a maioria dos  shoppings  da Tenco vai deste porte até 25 mil metros quadrados. O maior está situado em Betim, em Minas Gerais, com o dobro do tamanho do empreendimento lageano. Este grupo sur

Polícia Civil recebe denúncia de estupro dentro de hospital em Lages

  A Delegacia Regional de Polícia de Lages, na  Serra Catarinense , recebeu uma denúncia sobre um estupro que teria sido cometido por um enfermeiro contra uma paciente internada no Hospital e Maternidade Tereza Ramos (HTMR). O caso ocorreu na madrugada desta quinta-feira (23), e a unidade de saúde registrou um boletim de ocorrência. À reportagem da  Rádio Clube de Lages , a mulher relatou que estava internada com uma doença pulmonar. Na noite do caso, o enfermeiro teria agido de forma invasiva durante o atendimento e dado uma medicação diferente à paciente. “Ele perguntou sobre as minhas genitais, coisas que as enfermeiras nunca tinham perguntado para mim. Eu estava de camisola e ele me olhava muito. Não me senti bem e coloquei um calção por baixo da camisola. O último remédio que tomava para dormir, o Diazepam, que era de praxe todos os dias às 22h30min, eram elas que me davam. Nesse dia ele disse para mim, ‘vai ter outro remedinho’, e eu perguntei o porquê de outro medicamento. Ele r