Cadastros para liberação do FGTS começam quinta-feira

De acordo com o secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz, cerca de 25 mil pessoas receberão o benefício

O ginásio de esportes Jones Minosso, no bairro Várzea, começou a ser preparado para receber a equipe que trabalhará no cadastro dos atingidos pelo temporal de granizo do dia 13 de outubro. 

O cadastro das pessoas que tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa na quinta-feira (6). Mais de cem colaboradores entre servidores públicos e funcionários da Caixa Econômica Federal trabalharão para prestar informações durante o processo.

De acordo com o secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz, cerca de 25 mil pessoas receberão o benefício. “Será disponibilizado todo um sistema de informações para melhor orientar o cidadão, sendo a recepção, abordagem e encaminhamento aos espaços de cadastramento”, explica. O atendimento será do dia 6 ao dia 21 de novembro, atendendo a ordem de nascimento, ou seja, os nascidos no mês de janeiro devem ir ao Jones Minosso no dia 6 de novembro, quem nasceu em fevereiro, no dia 7 e assim sucessivamente até o dia 21.
Nos fins de semana não haverá atendimento. 

“Serão 12 dias de trabalho intenso. Para isso estamos montando uma grande estrutura visando a celeridade na atualização dos dados”, relata. “Todas as secretarias estão envolvidas diretamente”, afirma Pedro Marcos. A Fundação Municipal de Esportes (FME) trabalhará na ação de logística. “Vamos dispor de tudo aquilo que for possível”, resume o superintendente Armando Mello Júnior.
Pedido especial do prefeito
O secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz, explica que o FGTS é um recurso do trabalhador, como o próprio nome diz, por tempo de serviço prestado junto às empresas em que trabalhou e que continua retido pela Caixa Econômica Federal. 

“Este não é um fundo criado para atender situações de emergência, mas devido à proporção dos estragos e prejuízos que o temporal causou, a liberação, solicitada pelo prefeito Elizeu Mattos à Presidência da República, se faz fundamental”, declara. O pedido especial de Elizeu foi feito diretamente à presidenta da República, Dilma Rousseff, e ao vice Michel Temer.
Terá direito ao saque quem tiver conta de FGTS e que se inclua na situação de emergência. “Se a pessoa não foi atingida pelo temporal, não deve tentar retirar o benefício. Para não ocorrer problemas, estabeleceremos um fluxo eficiente de informações externas”, afirma.
O trabalhador que possui conta por tempo de serviço deve procurar informações e esclarecer dúvidas antes de se dirigir ao ginásio de esportes. “O cidadão pode ainda consultar o saldo junto à Caixa Econômica, através do Cartão Cidadão, e verificar se tem direito a receber o benefício e a origem do fundo”, ressalta Pedro Marcos.

Ruas elencadas para melhor visibilidade

A ampla divulgação nos veículos de comunicação do município da lista de ruas atingidas pelo temporal servirá como parâmetro para o cidadão confirmar se terá direito ou não a liberação do benefício. No entanto, caso tenha sido atingido e por alguma razão a rua não aparecer na lista, basta comunicar os órgãos afins.

O secretário-executivo da Defesa Civil de Lages, Adilson Panek, explica que os moradores dos 44 bairros listados serão atendidos. “O decreto da Defesa Civil foi estipulado por bairro, portanto é preciso que haja o entendimento de que o nome das ruas foi divulgado para que o cidadão se localize e tenha a garantia que receberá o benefício, de forma a aprimorar o atendimento”, diz.

Questões pontuais, como a lista de pré-requisitos necessários para efetivar o cadastro, também estão sendo divulgadas. “Para maior agilidade no atendimento é fundamental que o cidadão tenha em mãos o comprovante de residência e documentos de identidade”, reitera Panek.

Uma equipe da Secretaria de Assistência Social fará uma vistoria in loco, conversando com vizinhos, verificando a veracidade da informação para quem tiver dificuldade em comprovar o endereço. Pessoas que moram com os pais e possuam o direito ao FGTS deverão levar uma cópia da certidão de nascimento e comprovante de residência com o nome de um dos pais para o cadastro. No portal da prefeitura, no endereço www.lages.sc.gov.br, está disponível o formulário que deverá ser preenchido e apresentado no ginásio, bem como o calendário de atendimento predeterminado.

Comentários

Postagens mais visitadas