FGTS: Caixa e prefeitura iniciam cadastro no Jones Minossos. Cidadãos estão satisfeitos

O cadastro para a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) iniciou na manhã desta quinta-feira (6) no ginásio de esportes Jones Minosso, no Várzea, e já na primeira hora de trabalho mais de 200 pessoas haviam sido encaminhadas aos postos de atendimento.
 A fila, antes da abertura dos portões do ginásio, era grande, mas com a equipe de mais de cem colaboradores entre funcionários da Caixa Econômica Federal e servidores públicos municipais, a abordagem, triagem, encaminhamento e término do atendimento ao cidadão foram em tempo hábil.
De acordo com o gerente regional da Caixa, Gilberto Onofre da Luz, a distribuição de senhas contribuiu para a eficiência do atendimento. “Adotamos um método de organização que facilitou muito o acesso e treinamos o pessoal exaustivamente para proporcionar mais eficiência ao atendimento. Todas as pessoas ficaram bem acomodadas. Acredito que conseguiremos atender todos dentro do prazo”, afirma.

Tanto a Caixa quanto a prefeitura, segundo ele, estão fazendo o máximo para atender bem a população e o mais rápido possível. “Queremos que antes do Natal todo o recurso esteja liberado para o saque. Conseguimos diminuir o tempo para a liberação para 40 dias, o que normalmente leva 90 dias”, conta.
Prefeitura cede estrutura e pessoal
Segundo o secretário de Assistência Social, José Amarildo Farias, todas as secretarias municipais estão colaborando com a Caixa. 
“Oferecemos toda a infraestrutura, alimentação aos colaboradores, abordagem para os laudos quando necessário, e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública com apoio para manter a segurança geral”, diz.
Além da equipe que trabalha diretamente com o cidadão na recepção dos documentos no ginásio, o gerente da Caixa diz que outras cem pessoas estarão na agência do banco para o processamento, pagamento e liberação do recurso. “Quando o atendimento é em massa, é estritamente necessário trabalhar com o maior número de colaboradores possível para agilizar e organizar a prestação do serviço. Com essa velocidade no atendimento acreditamos que em no máximo duas horas após o fechamento dos portões todos sejam atendidos”, declara o gerente regional da Caixa, Gilberto Onofre da Luz.
Procedimento-padrão
O atendimento no Jones Minosso seguirá o mesmo critério que uma agência bancária. Durante todos os 12 dias de atendimento, de 6 a 21 de novembro, salvo os fins de semana, os portões ficarão abertos até às 14h e a partir daí somente quem estiver nas dependências do ginásio é que será atendido. “Este é um procedimento-padrão e já foi adotado em vários municípios como Criciúma, Içara e Araranguá e não tivemos nenhum problema. Ficaremos aqui até que o último atendimento do dia seja efetuado”, Gilberto.
Como preencher o formulário
O formulário para o cadastro do FGTS deve ser preenchido e entregue junto aos demais documentos no momento do cadastro. O gerente da Caixa explica que é necessário preencher somente o primeiro campo do formulário, com a identificação do trabalhador. “O cidadão deve ficar atento às principais informações como nome, endereço, telefone e número de PIS/PASEP (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e não esquecer de assinar o verso”, explica.

Para maior agilidade no atendimento às pessoas que se esqueceram de levar a cópia de algum documento, algumas máquinas de fotocópias foram disponibilizadas. “Não é necessário preencher mais nada, os demais campos são supridos pela cópia dos documentos”, reitera.
Satisfeitos com o atendimento
Os lageanos chegaram cedo para o primeiro dia de cadastro no Jones Minosso. A expectativa da Caixa Econômica é atender cerca de três mil pessoas por dia. “Com o andamento dos trabalhos nesse ritmo conseguiremos atender a todos sem maiores problemas”, enfatiza o gerente regional da Caixa, Gilberto Onofre da Luz.
O auxiliar de serviços gerais Luiz Carlos Demertini mora no Santa Helena. Ele teve muito prejuízo com a chuva de granizo, mas agora respira aliviado. “Acho que tenho um bom dinheiro para receber. Já reconstruí o telhado da minha casa e espero repor essas despesas”, diz.
A residência da dona de casa e mãe de três filhos Rosimari Vecilosk foi bastante afetada pelo temporal e o telhado ainda está sendo reconstruído. “O pouco que eu tenho na conta vai ajudar muito. Minha casa ficou numa situação bem precária e com a chuvarada dessa semana molhou de novo. Hoje aqui o atendimento foi rápido e tranquilo, agora só esperar a liberação”, afirma.


Jussara Faedo, 57 anos, trabalha como vendedora e mora no bairro Universitário com mais quatro pessoas. Ela afirma que além do seu FGTS contará também com o benefício do genro. “Aquele dia foi aterrorizante, parecia o fim do mundo, mas agora tudo está calmo e as coisas se resolvendo. Eu já arrumei o telhado, mas ainda falta muita coisa e com o dinheiro da minha conta e do meu genro passaremos um Natal mais tranquilo”, relata.
Agenda não será antecipada
O atendimento presencial será feito conforme o calendário já divulgado na imprensa e no portal da internet da prefeitura de Lages, no endereço www.lages.sc.gov.br, sempre respeitando o mês de nascimento de cada pessoa. “Não vamos antecipar a agenda. Cada pessoa deve respeitar o dia de acordo com o mês de nascimento. Porém, a partir de amanhã (sexta-feira) os nascidos nos meses que já passaram e que não puderam comparecer na data prevista, serão atendidos”, finaliza Gilberto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shows na 26ª Festa Nacional do Pinhão

Lula assina projeto que regula atividade de motoristas de aplicativo

Jovem motociclista perde a vida disputando "racha" em Lages