Senai estará de portas abertas para comunidade‏

Em todo o Brasil, unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) abrem suas portas nos dias 21 e 22 de novembro  para o Mundo Senai 2014. 

Um momento de apresentar a alunos, ex-alunos, empresários e à comunidade o trabalho que a instituição desenvolve nas áreas da educação profissional, de inovação e serviços técnicos e tecnológicos.

 Na última edição, em 2012, o evento reuniu no Senai de Lages aproximadamente 6 mil alunos. Para este ano, a expectativa é atender 8 mil pessoas.

O Mundo Senai é gratuito
O Senai Lages irá promover palestras, mostras tecnológicas, orientação profissional, visitas a laboratórios didáticos, oficinas e unidades móveis. O Mundo Senai desperta o interesse dos visitantes pelas diversas  profissões industriais e promove a aproximação com a indústria.
 “O objetivo é oferecer oportunidade para que a comunidade escolar e civil escolha a profissão que mais se aproxime de cada perfil”, destaca o diretor do Senai Lages, Telmo Coelho.
Destaques

Durante os dois dias de atividades, muitas atrações estão programadas. Haverá distribuição de kits educativos com o intuito de orientar os participantes sobre a utilização da energia renovável, despertando nos alunos o conhecimento e a importância de se promover a sustentabilidade. 

Eletroeletrônico
O setor eletroeletrônico apresentará mecanismos tecnológicos, por meio de aplicativos que permitem informatizar ambientes.  A automação predial já é bastante utilizada em cidades de Santa Catarina como, Florianópolis e Balneário Camboriú, onde a construção civil se destaca. 
“Além de segurança e comodidade, o aplicativo disponibiliza ao consumidor a possibilidade de ligar, desligar ou manipular de onde quer que esteja, por meio do tablete, equipamentos que estão dentro de casa”, diz o coordenador do curso de eletroeletrônica, Adilson Soares.
Metalmecânica
A interatividade da máquina com a informática estará exposta nos projetos dos alunos Senai. Será proporcionado aos visitantes ver na prática, por meio de uma impressora 3D, a aplicação de sistemas CAD/CAM, sistemas computacionais empregados atualmente com grande êxito para auxiliar as etapas do processo produtivo, da concepção do produto às etapas de manufatura. 


O coordenador da área de Metalmecânica, Adriano Albuquerque, alerta que o conhecimento sobre esta tecnologia torna-se imprescindível para uma formação profissional capacitada, relacionada às áreas da Engenharia. 
“Queremos instigar nos alunos que visitarem a unidade durante o Mundo Senai a curiosidade pelos cursos técnicos e mostrar a eles a importância do conhecimento adquirido nesta fase”. Ele destaca que o Senai é parceiro em cursos de graduação e que vários alunos passaram pelo técnico e depois foram em busca do curso superior e isto fez diferença.
Unidades Móveis
Um dos cursos disponibilizados pelo Senai em uma unidade móvel é o de Mecânica de Motocicleta. Nesta modalidade é possível adquirir noção básica na manutenção de motocicleta, motor, parte elétrica, manutenção básica com relação à carburação e pneu. “A maioria é leiga no assunto, mas todos sairão daqui com uma ampla bagagem em mecânica de motos, preparados para trabalhar”, explica o professor do curso de Mecânica de Motocicleta, Guilherme Bruno da Silva Pereira.
Ao término do curso, o aluno será capaz de elaborar planos de manutenção, realizar manutenções em motocicletas, substituição de peças, reparar e testar desempenho de componentes de forma a garantir um bom funcionamento.
Palestra
No dia 20, às 19 horas, no auditório do Senai em Lages, os especialistas em sistemas CAD e CAM, Eduardo Zabel,  pós- graduado em Engenharia de Produção e especialista da área há mais de seis anos, e Germano Ferreira, graduando em Engenharia Mecânica e especialista de CAD há 5 anos, abordarão o tema: Tendências e possibilidades na área CAM/CAD. A palestra é gratuita, mas o número de inscrições é limitado. Para participar, basta confirmar presença pelo telefone: 3221- 3800 ou e-mail micheli.pereira@sc.senai.br. 
Programação Quinta-feira (20/11)
09h - Abertura

09h30 às 12h – Visitação aos laboratórios, orientação profissional e apresentação das unidades móveis de Construção Civil, Mecânico de Motocicletas e NR-35 e NR-33.

14h às 17h30 – Visitação aos laboratórios, orientação profissional e apresentação das unidades móveis de Construção Civil, Mecânico de Motocicletas e NR-35 e NR-33.

19h às 21h - Visitação aos laboratórios, orientação profissional e apresentação das unidades móveis de Construção Civil, Mecânico de Motocicletas e NR-35 e NR-33.

sexta-feira (21/11)

09h30 às 12h – Visitação aos laboratórios, orientação profissional e apresentação das unidades móveis de Construção Civil, Mecânico de Motocicletas e NR-35 e NR-33.

14h às 17h30 – Visitação aos laboratórios, orientação profissional e apresentação das unidades móveis de Construção Civil, Mecânico de Motocicletas e NR-35 e NR-33.

17h30 - Encerramento

Comentários

Postagens mais visitadas