Sete casas modulares estão praticamente prontas no Santa Catarina

O secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, vistoriou na tarde desta quarta-feira (12) o trabalho de montagem das unidades habitacionais modulares no bairro Santa Catarina. O terreno adquirido pela prefeitura tem 200 metros quadrados, localizado atrás do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres. De um total de 12 casas, sete estão praticamente prontas.
As unidades foram custeadas pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil e irão contemplar, gratuitamente, 12 famílias moradoras de um morro no bairro Santo Antonio, área considerada de risco pela Defesa Civil Municipal.
 Parte das famílias foi removida para aluguel social custeado pela prefeitura; outras permanecem nas casas, sendo monitoradas, depois da ocorrência de movimentação de massa de alta intensidade, com queda de barranco provocada por chuvas contínuas em setembro de 2013.
A área do Santo Antonio será interditada pela Defesa Civil e isolada por ser de risco, evitando novas ocupações. Futuramente, o plano é o plantio de eucaliptos no local. A empresa Fischer, fabricante de equipamentos voltados à construção civil, em Brusque, confeccionou as peças utilizadas nas unidades modulares.

Montagem em cinco dias
A casa modular é desenvolvida em material de PVC (policloreto de polivinila ou policloreto de vinil), tem isolamento térmico, estrutura reforçada e garantia de cinco anos. O forro do teto é feito com aço e isopor. Compreende 39 metros quadrados distribuídos em sala e cozinha conjugados, dois quartos, banheiro e área de serviço. Sua montagem é considerada rápida, em cerca de cinco dias.


O custo de cada residência é de R$ 38 mil. Os recursos são do Fundo Estadual de Defesa Civil (Fundec).
 À Prefeitura de Lages cabe a execução da infraestrutura, como terraplanagem e rede de fornecimento de água e de esgotamento sanitário, e contato com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para que providencie energia elétrica.
A Construtora WDD, de Nova Trento, está executando os trabalhos, iniciados há um mês. Nas sete moradias erguidas ainda restam colocação de pisos e cerâmicas, fiações elétricas e tomadas. A previsão é de que até dia 19 de dezembro todas as casas estejam prontas. Até agora, duas estão completas.
O secretário de Habitação, Ivan Magaldi Júnior, salienta que, embora estejam prontas em dezembro, ainda não serão habitadas porque falta a aprovação dos projetos de infraestrutura pela Secretaria de Planejamento, entre os demais aspectos necessários. A previsão é de que as famílias comecem a ocupar os imóveis por volta de março de 2015. Várias secretarias municipais trabalham no projeto – Agricultura e Pesca, Infraestrutura, Águas e Saneamento e Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas