Congresso para reduzir mortalidade infantil na Serra está acontecendo em Lages

O Congresso de Assistência Integral à Saúde da Mulher e da Criança está acontecendo no Clube Caça e Tiro. O evento visa reduzir a taxa de mortalidade infantil na Serra Catarinense. Os índices registrados na região (16 mortes por mil habitantes) estão acima da média nacional (15 mortes por mil habitantes).
Palestrantes ligados a instituições de renome nacional e internacional vieram a Lages apresentar projetos de pesquisa desenvolvidos para aumentar a expectativa de vida da população. Mais de quinhentos agentes de saúde e acadêmicos de toda a região estão participando do congresso.

O evento foi organizado pela gerência de Saúde da SDR Lages. A abertura oficial aconteceu no início da tarde desta terça-feira, 9, com a presença de várias autoridades. “Estamos diante de um quadro alarmante, que só será revertido se dermos as mãos. Precisamos implantar práticas capazes de reduzir os altos índices em nossos municípios”, disse a gerente de Saúde e organizadora do congresso, Camila Baccin.
O secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, ressaltou que a troca de experiências ajudará a Serra a superar a taxa. “Estamos investindo na capacitação dos profissionais para que eles melhorem os serviços prestados a população”, disse ele.
Após a cerimônia de abertura, a doutora Gladys Álvares, da Universidade de Antioquia, Colômbia, proferiu uma palestra sobre estratégias para a redução da mortalidade materna e infantil. Com ajuda de um intérprete, ela apresentou o programa de apoio da Organização Pan-Americana de Saúde.
Em seguida, a doutora Silvana Nogueira da Gama, da Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, apresentou uma pesquisa que comprova a eficiência do parto normal em detrimento à cesariana, e representantes do Ministério Público e instituições de ensino superior debateram o tema “gravidez na adolescência”. Por fim, a coordenadora técnica da rede cegonha no estado, Carmen Delsiovo, do Ministério da Saúde, falou sobre a importância do programa.

Comentários

Postagens mais visitadas