UBS atende cerca de oito mil habitantes dos bairros Pró-Morar e Bela Vista

Inaugurada na noite desta sexta-feira (30) a Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros Pró-Morar e Bela Vista. Está instalada em uma área composta por aproximadamente oito mil habitantes, sendo cerca de seis mil no Pró-Morar e o restante no Bela Vista. A Unidade de Saúde, construída na rua Engenheiro Paulo Ribeiro, teve seu projeto de construção cadastrado junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) em 2010. As obras foram iniciadas em 2012, com duração de 14 meses e executadas pela Construtora Evoluta Ltda.
Anteriormente, os pacientes usufruíam de uma estrutura menor, de 40 metros quadrados; a atual conta com 388,90 metros quadrados. 
Foram investidos R$ 477.774,27, sendo R$ 400 mil do governo federal e o restante, contrapartida da prefeitura. O prefeito interino Toni Duarte e a secretária de Saúde, Cristina Subtil, descerraram a fita de inauguração e a placa da nova UBS, acompanhados de secretários municipais, vereadores (entre eles, Adilson Appolinário, representante daqueles bairros), servidores públicos e comunidade. Na ocasião, Toni recebeu o diploma Amigo da Comunidade, em reconhecimento pelos serviços prestados pela prefeitura. Appolinário também recebeu a homenagem.
Da nova estrutura física fazem parte salas de recepção e espera, de prontuário, de vacina, de procedimento limpo e outra de procedimento “sujo”; salas de acolhimento, de lavagem e descontaminação, de esterilização e estocagem, de farmácia, de reuniões, de almoxarifado, outra para depósito de material de limpeza e uma de administração.

A estrutura dispõe ainda de três consultórios médicos; dois consultórios ginecológicos, com banheiro anexo; um consultório odontológico com duas cadeiras; uma copa; quatro banheiros, sendo dois para o público e dois para funcionários. Duas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e duas de Saúde Bucal (SB) formarão o quadro funcional.
A UBS contará com dois gabinetes odontológicos, atendimento de exame preventivo à mulher, vacinas, raios X odontológico.
 “Estamos aqui para brindar o dom maior, que é a vida. E mais importante do que uma estrutura física nova para ser usada é a forma como as pessoas são tratadas. 
Quando se fala em Unidade de Saúde não se deve lembrar somente de doença, mas de vida, é aqui onde as paciente e profissional se encontram, onde os laços de confiança são criados e mantidos”, pontua Toni. A secretária de Saúde, Cristina Subtil, salienta que a comunidade é quem ganha.

Comentários

Postagens mais visitadas